Page 34 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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2.3 Acompanhamento no ensino fundamental e acolhida de es-
          tudantes novatos


          Um dos principais desafios na educação bilíngue a partir do ensino funda-
          mental é a heterogeneidade dos grupos. A equipe docente, juntamente com
          o coordenador pedagógico e especialista bilíngue, deve pensar em ações
          que favoreçam o ensino e a aprendizagem de todos os estudantes, de acordo
          com o desenvolvimento de cada um. Isso significa que o planejamento das
          aulas deve ser pensado e construído de forma a atender a todo o grupo.

          Nesse contexto, a avaliação diagnóstica é uma ferramenta significativa para
          o acompanhamento e planejamento do PMB, que favorece a identificação
          dos pontos fortes e as fragilidades de cada estudante. O objetivo de lan-
          çar mão dessa estratégia consiste em compreender e identificar os saberes
          (conhecimentos, conteúdos) que os estudantes já possuem. Luckesi (2005)
          afirma que essa função norteadora da avaliação diagnóstica promove o au-
          xílio do avanço dos estudantes, no que tange à autonomia e gestão do seu
          conhecimento. Dentre os resultados obtidos com a avaliação diagnóstica,
          destacam-se:

            •  identificar o que os estudantes sabem;
            •  analisar o que deveriam saber nesta fase.

          A compreensão desses dois pontos gera uma nova rota de trabalho pelos
          educadores, por isso, o diagnóstico inicial no Programa Bilíngue se faz es-
          sencial. Em posse dessa análise diagnóstica, o professor poderá refazer sua
          rota, planejar suas aulas, projetos, lançando mão de experiências mais sig-
          nificativas aos estudantes, uma vez que há um mapeamento preciso das
          habilidades a serem desenvolvidas. Portanto, a avaliação está como media-
          dora da aprendizagem, uma vez que diagnóstico e decisão caminham juntos
          no processo de ensino/aprendizagem (LUCKESI, 2005).
          Para este primeiro momento, sugerimos algumas atividades para as aulas





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