Page 34 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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2.3 Acompanhamento no ensino fundamental e acolhida de es-
tudantes novatos
Um dos principais desafios na educação bilíngue a partir do ensino funda-
mental é a heterogeneidade dos grupos. A equipe docente, juntamente com
o coordenador pedagógico e especialista bilíngue, deve pensar em ações
que favoreçam o ensino e a aprendizagem de todos os estudantes, de acordo
com o desenvolvimento de cada um. Isso significa que o planejamento das
aulas deve ser pensado e construído de forma a atender a todo o grupo.
Nesse contexto, a avaliação diagnóstica é uma ferramenta significativa para
o acompanhamento e planejamento do PMB, que favorece a identificação
dos pontos fortes e as fragilidades de cada estudante. O objetivo de lan-
çar mão dessa estratégia consiste em compreender e identificar os saberes
(conhecimentos, conteúdos) que os estudantes já possuem. Luckesi (2005)
afirma que essa função norteadora da avaliação diagnóstica promove o au-
xílio do avanço dos estudantes, no que tange à autonomia e gestão do seu
conhecimento. Dentre os resultados obtidos com a avaliação diagnóstica,
destacam-se:
• identificar o que os estudantes sabem;
• analisar o que deveriam saber nesta fase.
A compreensão desses dois pontos gera uma nova rota de trabalho pelos
educadores, por isso, o diagnóstico inicial no Programa Bilíngue se faz es-
sencial. Em posse dessa análise diagnóstica, o professor poderá refazer sua
rota, planejar suas aulas, projetos, lançando mão de experiências mais sig-
nificativas aos estudantes, uma vez que há um mapeamento preciso das
habilidades a serem desenvolvidas. Portanto, a avaliação está como media-
dora da aprendizagem, uma vez que diagnóstico e decisão caminham juntos
no processo de ensino/aprendizagem (LUCKESI, 2005).
Para este primeiro momento, sugerimos algumas atividades para as aulas
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