Page 38 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O apoio do colega mais fluente na língua pode ser implementado na sala
          para ajudar o colega novato, mas esse apoio pode ir além. Ao focar nas di-
          ferenças humanas, podemos incentivar os pares a apoiar e ensinar uns aos
          outros mutuamente, cada um contribuindo com um saber fazer e no final
          todos se beneficiarão.
          Além do peer support, o professor deverá realizar intervenções de apoio de
          pares e estar sempre atento ao trabalho das duplas.  Para implementar o
          apoio de peer support eficaz, é importante:

            •  identificar os pontos fortes e as necessidades de aprendizagem de cada
             estudante;

            •  explicar os papéis de cada estudante na dupla;

            •  dar feedback contínuo e assistência para cada dupla.

          Independentemente do nível em que se encontram na aprendizagem, a par-
          ceria da família com a escola é também chave para o sucesso dos estudan-
          tes no Programa Bilíngue. O estímulo em casa e uma rotina de estudos são
          fundamentais. O tempo de exposição à língua é o segredo para o desenvol-
          vimento de aquisição da língua adicional. Ou seja, quanto mais tempo de
          qualidade o estudante se expuser à língua, mais rápido irá aprendê-la. As
          famílias podem ser grandes aliadas nesse sentido, uma vez que são elas a
          motivar o hábito de estudos dos filhos, proporcionando horários e recursos
          para tal. Uma boa sugestão para estudantes novatos e veteranos é fazer o
          uso da plataforma Cambridge One (disponível para as coleções Super Minds
          e Own it!), na qual há inúmeras atividades interativas que auxiliam no de-
          senvolvimento das habilidades orais (listening), da leitura (reading), da es-
          crita (writing) e do uso de léxico e de estruturas linguísticas presentes em
          cada unidade do material didático. O acesso à plataforma se dá mediante
          registro e uso do código que vem junto ao livro, disponibilizado em forma
          de cadastro de uso único e individual.  Cabe ao professor também disponi-
          bilizar material de apoio e sites de estudos para os alunos estudarem junto
          às famílias.




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