Page 39 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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As relações de ensino-aprendizagem são permeadas ainda por fatores afe-
tivos. É papel do professor estreitar os laços afetivos com os estudantes,
passando confiança e criando uma relação de transparência em que eles
se sintam à vontade para perguntar, participar e contribuir nas aulas. Para
aprender uma outra língua, essas relações afetivas precisam ser colocadas
em prática, assim como a valorização das participações dos estudantes du-
rante as aulas, encorajando o engajamento de todos nas práticas propostas.
Durante o processo de aprendizagem da língua adicional, é importante con-
siderar as emoções e sentimentos dos estudantes, especialmente dos no-
vatos que estão em fase de adaptação na nova escola, proporcionando um
ambiente com baixo nível de ansiedade. Segundo Krashen (1985), quando
o filtro afetivo está acionado, devido à alta ansiedade, estresse ou medo
de errar, o LAD (Language Acquisition Device) - dispositivo de aquisição de
linguagem - fica com sua porta de entrada bloqueada para o input, impedin-
do assim o processo natural de aquisição de conhecimento linguístico. A
intervenção sugerida por Krashen é a de relaxar a atmosfera da sala de aula,
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