Page 36 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 36
O olhar atento do professor é essencial, e o acompanhamento mais próximo
desses estudantes com defasagem ou com pouca bagagem lexical e linguís-
tica deve ser realizado constantemente. Diante disso, o professor deverá
adequar o planejamento da aula de forma que seja realizada uma revisão
de conteúdos essenciais, oportunizando a revisitação dos conteúdos tanto
para estudantes com um nível alto de proficiência da língua quanto para
estudantes novatos que estudarão o conteúdo pela primeira vez.
Na situação de turmas muito heterogêneas e/ou com estudantes nova-
tos, recomenda-se o uso frequente de recursos visuais, a fim de facilitar
o entendimento do vocabulário apresentado. Os
comandos devem ser também parafraseados ou
simplificados de forma que os estudantes novatos
entendam o que se pede. As atividades do mate-
rial didático podem ser adaptadas e o scaffolding
deve estar presente em toda a prática docente. As
aulas devem ser bem desenhadas, explorando o
lado lúdico através de jogos (gamification), músi-
cas e brincadeiras, tudo com uma intencionalida-
de pedagógica que favoreça o ensino e a aprendi-
zagem do grupo de estudantes. Caso a atividade
do material didático seja muito desafiadora para o contexto da sala, cabe
ao professor adaptá-la para que todos consigam realizá-la. Uma sugestão
de plataforma simples e fácil de manusear para a adaptação do material
didático é o ActivInspire ActiveInspire - Download (softonic.com). Essa pla-
taforma é equipada com um conjunto de ferramentas que possibilitam a
edição de material, criação de jogos, inserção de mídias (áudios e vídeos) e
muito mais. O melhor disso é que há uma versão gratuita dessa plataforma
que pode ser utilizada diariamente em sala de aula.
Além da questão dos conteúdos e práticas do Programa Marista Bilíngue, é
importante acolher os estudantes novatos também com os diversos tipos
de sentimentos que possam surgir diante de seu novo cenário. Tudo é novo
36 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue