Page 36 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 36

O olhar atento do professor é essencial, e o acompanhamento mais próximo
          desses estudantes com defasagem ou com pouca bagagem lexical e linguís-
          tica deve ser realizado constantemente. Diante disso, o professor deverá
          adequar o planejamento da aula de forma que seja realizada uma revisão
          de conteúdos essenciais, oportunizando a revisitação dos conteúdos tanto
          para estudantes com um nível alto de proficiência da língua quanto para
          estudantes novatos que estudarão o conteúdo pela primeira vez.

          Na situação de turmas muito heterogêneas e/ou com estudantes nova-
          tos, recomenda-se o uso frequente de recursos visuais, a fim de facilitar
                                o entendimento do vocabulário apresentado. Os
                                comandos devem ser também parafraseados ou
                                simplificados de forma que os estudantes novatos
                                entendam o que se pede. As atividades do mate-
                                rial didático podem ser adaptadas e o scaffolding
                                deve estar presente em toda a prática docente. As
                                aulas devem ser bem desenhadas, explorando o
                                lado lúdico através de jogos (gamification), músi-
                                cas e brincadeiras, tudo com uma intencionalida-
                                de pedagógica que favoreça o ensino e a aprendi-
                                zagem do grupo de estudantes. Caso a atividade
          do material didático seja muito desafiadora para o contexto da sala, cabe
          ao professor adaptá-la para que todos consigam realizá-la. Uma sugestão
          de plataforma simples e fácil de manusear para a adaptação do material
          didático é o ActivInspire ActiveInspire - Download (softonic.com). Essa pla-
          taforma é equipada com um conjunto de ferramentas que possibilitam a
          edição de material, criação de jogos, inserção de mídias (áudios e vídeos) e
          muito mais. O melhor disso é que há uma versão gratuita dessa plataforma
          que pode ser utilizada diariamente em sala de aula.

          Além da questão dos conteúdos e práticas do Programa Marista Bilíngue, é
          importante acolher os estudantes novatos também com os diversos tipos
          de sentimentos que possam surgir diante de seu novo cenário. Tudo é novo





           36  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41