Page 45 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 45

Essa ambientação irá colaborar para a aprendizagem implícita da língua
          adicional. Dentre as possibilidades de ambientação, poderão ser utilizados:

            •  calendários;

            •  indicadores de rotina de sala de aula;

            •  produções dos estudantes;
            •  cantinho da leitura;

            •  e placas indicativas com os nomes dos objetos e lugares do cotidiano
             escolar.














          Aprendizagem Implícita é um processo pelo qual os comportamentos

          se adaptam progressivamente às características do meio com o qual o
          indivíduo interage, sem que exista um conhecimento explícito dessas
          características. Em outros termos, o indivíduo que age em um meio
          estruturado vai progressivamente incorporar a estrutura desse meio em
          seus comportamentos, sem dar-se conta disso, ou seja, sem controle
          consciente desse processo. (Maluf e Gombert, 2008)













 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  45                      4ª Edição  45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50