Page 46 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O ato de pensar acontece na mente dos estudantes, mas raramente buscam-
          -se alternativas que o tornem visível para os próprios alunos e professores
          (Ritchart; Church e Morrisson, 2008). Nesse sentido, a ambientação bilín-
          gue também pode colaborar para a construção de interações e atividades
          com os estudantes, que contribuam para a dinâmica da aula. Na iniciativa
          Project Zero (1996), a universidade de Harvard compilou diversas estraté-
          gias de Teaching for Understanding (Blythe, 1999). As chamadas rotinas de
          pensamento são uma excelente opção para promover o exercício de mani-
          festação do pensar, propondo registros que vão desde desenhos até a cons-
          trução de diagramas e mapas conceituais, que permitem ao aluno a prática
          do idioma em consonância com o desenvolvimento de habilidades de refle-
          xão e construção de conhecimento.

          À medida que as salas de aulas estiverem ambientadas, sugere-se que os
          elementos bilíngues ultrapassem suas paredes e passem a fazer parte da
          ambientação de todo o segmento em que o Programa Marista Bilíngue es-
          tiver presente.


























                               Fonte: acervo Colégio Marista Nossa Senhora da Penha




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