Page 46 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 46
O ato de pensar acontece na mente dos estudantes, mas raramente buscam-
-se alternativas que o tornem visível para os próprios alunos e professores
(Ritchart; Church e Morrisson, 2008). Nesse sentido, a ambientação bilín-
gue também pode colaborar para a construção de interações e atividades
com os estudantes, que contribuam para a dinâmica da aula. Na iniciativa
Project Zero (1996), a universidade de Harvard compilou diversas estraté-
gias de Teaching for Understanding (Blythe, 1999). As chamadas rotinas de
pensamento são uma excelente opção para promover o exercício de mani-
festação do pensar, propondo registros que vão desde desenhos até a cons-
trução de diagramas e mapas conceituais, que permitem ao aluno a prática
do idioma em consonância com o desenvolvimento de habilidades de refle-
xão e construção de conhecimento.
À medida que as salas de aulas estiverem ambientadas, sugere-se que os
elementos bilíngues ultrapassem suas paredes e passem a fazer parte da
ambientação de todo o segmento em que o Programa Marista Bilíngue es-
tiver presente.
Fonte: acervo Colégio Marista Nossa Senhora da Penha
46 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue