Page 73 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 73
Sugestões de atividades pedagógicas:
• Casa: nesta unidade uma ideia bastante interessante é a construção
de uma casa de papelão. A estrutura da casa pode ser feita com caixas
de sapato, papelão e os móveis podem ser feitos com argila, palitos,
caixas de fósforos, tampas de garrafas, entre outros materiais. Depois
de montados, colados e pintados, tornam-se lindas miniaturas. O tema
das profissões como arquitetura, construção civil e decoração pode ser
levantado nessa atividade. Cabe ao professor organizar as fases da ati-
vidade, os itens que serão produzidos, os materiais e estimar o tempo
a ser gasto. Como culminância do projeto, os estudantes podem orga-
nizar uma exposição de suas produções para outras turmas e dos res-
ponsáveis.
• A Fazenda: construção de miniaturas de fazendas, com animais de ar-
gila, terra, cerquinha e casa de palitos também pode ser desenvolvida.
Cada criança pode ter sua fazenda em uma caixa cortada em uma altura
que permita a fácil manipulação dos itens.
• De onde vêm os alimentos?: para a unidade 7, sugerimos o plantio de
pelo menos um item pela turma, em um vaso, em uma horta vertical,
ou mesmo num espaço destinado ao cultivo. O cuidado com essa planta
pode ser diário, com uma agenda de cuidadores e uma lista de ativida-
des a serem realizadas. Outra proposta interessante é a criação de uma
ou duas codornas, pois são aves fáceis de cuidar, podem ser colocadas
em uma gaiola maior ou em um espaço destinado a elas. A alimentação
é barata e diariamente haverá ovos. É fascinante ver a descoberta e o
cuidado que as crianças têm com os bichos e plantas. Cabe ao profes-
sor e à coordenação dialogarem e discutirem sobre a viabilidade desses
projetos na sua unidade.
• Cooking class: atividades e receitas no espaço do cooking class devem
ser exploradas sempre, mas em especial nesta etapa, visto que a unida-
de 7 aborda o tema alimentos.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 73 4ª Edição 73