Page 73 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 73

Sugestões de atividades pedagógicas:

            • Casa: nesta unidade uma ideia bastante interessante é a construção
             de uma casa de papelão. A estrutura da casa pode ser feita com caixas
             de sapato, papelão e os móveis podem ser feitos com argila, palitos,
             caixas de fósforos, tampas de garrafas, entre outros materiais. Depois
             de montados, colados e pintados, tornam-se lindas miniaturas. O tema
             das profissões como arquitetura, construção civil e decoração pode ser
             levantado nessa atividade. Cabe ao professor organizar as fases da ati-
             vidade, os itens que serão produzidos, os materiais e estimar o tempo
             a ser gasto. Como culminância do projeto, os estudantes podem orga-
             nizar uma exposição de suas produções para outras turmas e dos res-
             ponsáveis.

            • A Fazenda: construção de miniaturas de fazendas, com animais de ar-
             gila, terra, cerquinha e casa de palitos também pode ser desenvolvida.
             Cada criança pode ter sua fazenda em uma caixa cortada em uma altura
             que permita a fácil manipulação dos itens.

            • De onde vêm os alimentos?: para a unidade 7, sugerimos o plantio de
             pelo menos um item pela turma, em um vaso, em uma horta vertical,
             ou mesmo num espaço destinado ao cultivo. O cuidado com essa planta
             pode ser diário, com uma agenda de cuidadores e uma lista de ativida-
             des a serem realizadas. Outra proposta interessante é a criação de uma
             ou duas codornas, pois são aves fáceis de cuidar, podem ser colocadas
             em uma gaiola maior ou em um espaço destinado a elas. A alimentação
             é barata e diariamente haverá ovos. É fascinante ver a descoberta e o
             cuidado que as crianças têm com os bichos e plantas. Cabe ao profes-
             sor e à coordenação dialogarem e discutirem sobre a viabilidade desses
             projetos na sua unidade.

            • Cooking class: atividades e receitas no espaço do cooking class devem
             ser exploradas sempre, mas em especial nesta etapa, visto que a unida-
             de 7 aborda o tema alimentos.





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  73                      4ª Edição  73
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78