Page 223 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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2. linha da história previsível e cumulativa;
3. ilustrações que apoiem o entendimento;
4. um final empolgante e com desfecho compreensível;
5. valores e mensagens claras;
6. tamanho adequado para a idade e nível do grupo;
7. tópicos ou conteúdos que dialogam com o currículo;
8. palavras e frases repetitivas;
9. rimas ou onomatopeias;
10. personagens interessantes com os quais os estudantes possam se
identificar;
11. humor e ou aventura.
Os livros originais importados são os melhores por fornecerem um caráter
autêntico ao INPUT, todavia há bons títulos adaptados de editoras nacio-
nais que podem atender aos requisitos. Além dos pontos alistados acima,
também se faz necessário observar se há estereótipos ou preconceitos in-
clusos na história. Observe a presença de:
1. ilustrações estereotipadas;
2. simbolismos ou gestos que gerem interpretações diversas;
3. ideias que reforçam a invisibilidade de grupos sociais;
4. preconceitos;
5. observe a dinâmica das relações de poder presentes na história;
6. considere os efeitos que a mensagem pode causar na identidade da
criança;
7. preparando uma história – ambientação.
O momento de ouvir uma história deve ser preparado. A escolha de um lo-
cal agradável, sem interrupções, sem muito barulho, sem muitas dispersões
deve ser considerada, principalmente, entre os menores; bem como onde os
estudantes se sentarão, o espaço delimitado a eles e a sua disposição. Se for
uma contação de história ao ar livre, deve-se combinar antecipadamente o
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