Page 223 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 223

2.  linha da história previsível e cumulativa;
               3.  ilustrações que apoiem o entendimento;
               4.  um final empolgante e com desfecho compreensível;
               5.  valores e mensagens claras;
               6.  tamanho adequado para a idade e nível do grupo;
               7.  tópicos ou conteúdos que dialogam com o currículo;
               8.  palavras e frases repetitivas;
               9.  rimas ou onomatopeias;
               10.  personagens interessantes com os quais os estudantes possam se
                   identificar;
               11.  humor e ou aventura.



            Os livros originais importados são os melhores por fornecerem um caráter
            autêntico ao INPUT, todavia há bons títulos adaptados de editoras nacio-
            nais que podem atender aos requisitos. Além dos pontos alistados acima,
            também se faz necessário observar se há estereótipos ou preconceitos in-
            clusos na história. Observe a presença de:
               1.  ilustrações estereotipadas;
               2.  simbolismos ou gestos que gerem interpretações diversas;
               3.  ideias que reforçam a invisibilidade de grupos sociais;
               4.  preconceitos;
               5.  observe a dinâmica das relações de poder presentes na história;
               6.  considere os efeitos que a mensagem pode causar na identidade da
                   criança;
               7.  preparando uma história – ambientação.


            O momento de ouvir uma história deve ser preparado. A escolha de um lo-
            cal agradável, sem interrupções, sem muito barulho, sem muitas dispersões
            deve ser considerada, principalmente, entre os menores; bem como onde os
            estudantes se sentarão, o espaço delimitado a eles e a sua disposição. Se for
            uma contação de história ao ar livre, deve-se combinar antecipadamente o




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  223                     4ª Edição 223
   218   219   220   221   222   223   224   225   226   227   228