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sobre um determinado assunto. A narração, em si, encarrega-se do fluir das
ideias mais complexas ou abstratas no decorrer da história. Portanto, tais
abstrações podem se transformar em conhecimentos que levam a ações
concretas e perfeitamente entendidas pelo público. No caso das crianças,
elas simbolizam as abstrações e valores contidos na história, gerando um
entendimento do simbólico, ou seja, um aprendizado.
5.4.1 As histórias em Inglês e as teorias que apoiam sua prática
Krashen, quando aborda o aprendizado de línguas, usa dois termos: “aquisi-
ção e aprendizagem” (LIGTHBOWN & SPADA, 1999). O primeiro está rela-
cionado ao processo natural de aquisição da língua, por meio de contextos
embebidos de situações que provocam o input da língua estrangeira. Já o
segundo, diz respeito ao processo mediado — pelo professor ou pelo uso de
um método —, portanto, do saber as regras e ter consciência delas, por meio
de pequenas amostras da língua com mais ênfase às regras gramaticais. Por
isso, o ambiente do Programa Bilíngue busca proporcionar ambientes de
imersão, nos quais amostras e situações de uso da língua são proporciona-
das aos estudantes, gerando o contexto propício para a aquisição.
O estudo que aborda tal ideia é chamado de INPUT e também foi desenvol-
vido por Krashen. Ele afirma que se faz necessário um contexto em que a
língua estrangeira seja disponibilizada num nível um pouco acima do que
os estudantes já possuem, ou seja, há partes compreensíveis nas amostras
da língua – INPUT. Para tanto, o professor deve lançar mão de ferramentas
que venham colaborar para a compreensão do que está sendo falado. Além
disso, o INPUT deve ser atraente, propondo assuntos e situações adequadas
aos estudantes, isso libera o filtro afetivo e contribui para o aprendizado.
Pelo que foi apresentado por meio da teoria, pode-se concluir que um ótimo
instrumento de INPUT são os momentos de storytelling – contação de his-
tórias. São ferramentas agradáveis geradoras de INPUT autêntico. Contudo,
faz-se importante notar alguns pontos mencionados na teoria de Krashen.
O primeiro diz respeito ao nível do que será exposto e aos recursos que
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