Page 221 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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sobre um determinado assunto. A narração, em si, encarrega-se do fluir das
          ideias mais complexas ou abstratas no decorrer da história. Portanto, tais
          abstrações podem se transformar em conhecimentos que levam a ações
          concretas e perfeitamente entendidas pelo público. No caso das crianças,
          elas simbolizam as abstrações e valores contidos na história, gerando um
          entendimento do simbólico, ou seja, um aprendizado.


          5.4.1 As histórias em Inglês e as teorias que apoiam sua prática
          Krashen, quando aborda o aprendizado de línguas, usa dois termos: “aquisi-
          ção e aprendizagem” (LIGTHBOWN & SPADA, 1999). O primeiro está rela-
          cionado ao processo natural de aquisição da língua, por meio de contextos
          embebidos de situações que provocam o input da língua estrangeira. Já o
          segundo, diz respeito ao processo mediado — pelo professor ou pelo uso de
          um método —, portanto, do saber as regras e ter consciência delas, por meio
          de pequenas amostras da língua com mais ênfase às regras gramaticais. Por
          isso, o ambiente do Programa Bilíngue busca proporcionar ambientes de
          imersão, nos quais amostras e situações de uso da língua são proporciona-
          das aos estudantes, gerando o contexto propício para a aquisição.

          O estudo que aborda tal ideia é chamado de INPUT e também foi desenvol-
          vido por Krashen. Ele afirma que se faz necessário um contexto em que a
          língua estrangeira seja disponibilizada num nível um pouco acima do que
          os estudantes já possuem, ou seja, há partes compreensíveis nas amostras
          da língua – INPUT.  Para tanto, o professor deve lançar mão de ferramentas
          que venham colaborar para a compreensão do que está sendo falado. Além
          disso, o INPUT deve ser atraente, propondo assuntos e situações adequadas
          aos estudantes, isso libera o filtro afetivo e contribui para o aprendizado.

          Pelo que foi apresentado por meio da teoria, pode-se concluir que um ótimo
          instrumento de INPUT são os momentos de storytelling – contação de his-
          tórias. São ferramentas agradáveis geradoras de INPUT autêntico. Contudo,
          faz-se importante notar alguns pontos mencionados na teoria de Krashen.
          O primeiro diz respeito ao nível do que será exposto e aos recursos que





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