Page 217 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Cada grupo poderá trabalhar de forma independente, porém esse é um pro-
          cesso que leva tempo para ser estabelecido, e o professor deve modelar o
          comportamento esperado em cada grupo. O modelo de centros de aprendi-
          zagem preconiza o fomento às múltiplas inteligências dos estudantes, per-
          mitindo que eles escolham como trabalhar e/ou que perpassem diferentes
          oportunidades de aprendizagem ao longo das aulas.
          Para a organização de Learning Centers, podemos ter divisões (como a mos-
          trada anteriormente na figura) que contemplam a área de Linguagens espe-
          cificamente. Podemos perceber que as estações estão montadas de acordo
          com a leitura de poemas, leitura guiada, momento de escrita, arte, alfabeto,
          leitura, escuta e até mesmo um painel magnético para prover suporte aos
          estudantes. Outras possibilidades envolvem práticas, colagens, montagem
          de portfólio, elaboração de vídeo, acesso à internet, biblioteca de sala, ativi-
          dades manuais etc.

          Alguns Learning Centers e suas organizações próprias serão tratados a se-
          guir:


           Learning          Atividades                  Materiais
            Center

                      Leitura de textos diversos
                      A leitura pode ser individual ou em   Revistas,  material  didático,  livros,
             Reading  pares, em silêncio ou em voz alta   propagandas, escritas dos estudantes,
                      a depender da intencionalidade e   quadrinhos, dentre outros.
                      objetivos específicos.
                                                Momento para a leitura relacionada
                      Leitura Guiada com os estudantes  ao tema tratado. Importante fomentar
                      Nesse espaço específico, teremos   a  leitura  científica,  jornalística,  de
                      o professor posicionado de frente   quadrinhos,  livros paradidáticos,  dentre
                      para o grupo de até 5 estudantes.   outros. O uso do material didático e
                                                das práticas de conversação pode ser
             Guided   A intenção é que nesse momento   parte desse momento com o grupo.
                      o professor avalie a leitura dos
             reading  estudantes em voz alta ou que   Importante: caso o estudante não se
                      ele realize uma leitura e afira a   sinta à vontade para realizar a leitura,
                      interpretação e compreensão dos   sugerir que ele anote ou aponte palavras
                      estudantes.               que reconhece, engajando assim todos os
                                                estudantes.







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