Page 217 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 217
Cada grupo poderá trabalhar de forma independente, porém esse é um pro-
cesso que leva tempo para ser estabelecido, e o professor deve modelar o
comportamento esperado em cada grupo. O modelo de centros de aprendi-
zagem preconiza o fomento às múltiplas inteligências dos estudantes, per-
mitindo que eles escolham como trabalhar e/ou que perpassem diferentes
oportunidades de aprendizagem ao longo das aulas.
Para a organização de Learning Centers, podemos ter divisões (como a mos-
trada anteriormente na figura) que contemplam a área de Linguagens espe-
cificamente. Podemos perceber que as estações estão montadas de acordo
com a leitura de poemas, leitura guiada, momento de escrita, arte, alfabeto,
leitura, escuta e até mesmo um painel magnético para prover suporte aos
estudantes. Outras possibilidades envolvem práticas, colagens, montagem
de portfólio, elaboração de vídeo, acesso à internet, biblioteca de sala, ativi-
dades manuais etc.
Alguns Learning Centers e suas organizações próprias serão tratados a se-
guir:
Learning Atividades Materiais
Center
Leitura de textos diversos
A leitura pode ser individual ou em Revistas, material didático, livros,
Reading pares, em silêncio ou em voz alta propagandas, escritas dos estudantes,
a depender da intencionalidade e quadrinhos, dentre outros.
objetivos específicos.
Momento para a leitura relacionada
Leitura Guiada com os estudantes ao tema tratado. Importante fomentar
Nesse espaço específico, teremos a leitura científica, jornalística, de
o professor posicionado de frente quadrinhos, livros paradidáticos, dentre
para o grupo de até 5 estudantes. outros. O uso do material didático e
das práticas de conversação pode ser
Guided A intenção é que nesse momento parte desse momento com o grupo.
o professor avalie a leitura dos
reading estudantes em voz alta ou que Importante: caso o estudante não se
ele realize uma leitura e afira a sinta à vontade para realizar a leitura,
interpretação e compreensão dos sugerir que ele anote ou aponte palavras
estudantes. que reconhece, engajando assim todos os
estudantes.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 217 4ª Edição 217