Page 219 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 219

Assim, podemos ter sob o mesmo guarda-chuva para o Maternal III, por
          exemplo, a temática “My family”, na qual em um centro trabalharemos com
          manipulativos e contaremos os membros da família – vivência com Math;
          num segundo centro trabalharemos a contação de história a partir de um
          livro sobre a Family; num terceiro, podemos ter uma colagem, desenho ou
          pintura relacionada à família, em que trabalharemos colors, patterns, words;
          e, por fim, um quarto centro de aprendizagem no qual os estudantes viven-
          ciarão o dia a dia em uma casa a partir da dramatização.

          Conforme os estudantes vão amadurecendo cognitivamente a cada etapa,
          os centros de aprendizagem oferecem mais oportunidades para o traba-
          lho focado e de forma independente, necessitando somente da mediação
          e acompanhamento do professor para checagem das atividades. Assim, po-
          de-se oferecer: leituras, vídeos, produções a partir de ferramentas on-line,
          construção de modelos, apresentações, dentre outros.


          5.4 Storytelling
          A contação de histórias é um instrumento de grande valia para a educação
          infantil. Ela favorece o lúdico, promove o letramento, desenvolve a fala, a
          criatividade, o gosto pela leitura e imaginação.

          As narrativas acompanham o desenvolvimento da humanidade por meio da
          tradição oral. Na tradição grega, as narrativas tiveram um papel essencial,
          pois elas usavam os mitos ou lendas – que são histórias criadas pelo ho-
          mem para explicar a realidade ao seu redor – para buscar as respostas aos
          questionamentos sobre o sentido da vida, o surgimento do universo e do
          homem, bem como para justificar as ações e normas que garantiam a vida
          em comunidade. Dessa forma, o papel da oralidade e das histórias foram
          se desdobrando em diversas sociedades, com a finalidade de entreter e de
          transmitir valores morais e culturais.










 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  219                     4ª Edição 219
   214   215   216   217   218   219   220   221   222   223   224