Page 224 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 224
Fonte: acervo Programa Marista Bilíngue
espaço em que as crianças ficarão durante a história, o ideal não é sentar-
-se em “rodinhas”, o melhor é colocá-los num semicírculo, um a frente do
outro.
Uma boa dica para manter os estudantes no seu espaço é ter uma pequena
almofada para cada um na qual possam se sentar. Ter um canto especial ou
lugar determinado para a leitura também é importante, pois isso entra na
rotina da criança e já a prepara para o momento da contação. Nas primeiras
vezes, é preciso preparar os pequenos para o momento da história, usando
de combinados e orientações. Assim que a rotina estiver incorporada, tor-
na-se mais fácil guiar e orientar as crianças.
Contando uma boa história – a performance
Em geral, a pessoa que conta a história deve estar numa posição um pouco
mais alta que as crianças. Ela pode ficar sentada, a depender do ritmo da
história e dos recursos que ela pretenda usar, mas o livro deve ficar aberto
de forma que todos possam ver as figuras.
224 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue