Page 225 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Chamar a atenção para o livro e fazer um suspense sobre a história são for-
          mas de captar a curiosidade. Ao professor cabe apresentar o autor, o título,
          a escrita na lombada e a dedicatória. Todos esses são recursos de letramento
          que contribuem não somente para a língua estrangeira, mas para a forma-
          ção dos futuros leitores.

          Antes de contar a história o professor deve ler, pegar a entonação e ritmo
          dos fonemas, sílabas e palavras. Costuma-se dizer que cada livro tem sua
          música ou sua cadência. Para pegar a entonação correta da leitura são ne-
          cessários alguns treinos prévios, ensaios de voz, pronúncia, ritmo, gestos,
          de forma que eles venham a contribuir com o entendimento da história.
          As repetições contidas nos livros infantis são recursos que devem ser bem
          explorados, elas estão lá para enfatizar determinada parte da história, por
          meio delas podem ser feitos drillings (repetições) ou frases em que os estu-
          dantes, depois de repetidas algumas vezes, decoram e acabam completando
          a fala do professor.
          Não é necessária a tradução, uma história bem contada pode ser entendida
          pelos movimentos, vozes, entonação, expressão corporal e imagens.  A re-
          petição da história pode ocorrer muitas vezes para os pequenos, isso inclu-
          sive é positivo, pois há a aquisição não somente do sentido do que está sen-
          do contado, mas de vocábulos. Depois de conhecida, uma história pode ser
          repetida com pequenas encenações em sala, nas quais alguns estudantes
          podem ser alguns personagens, ou mesmo, elementos que são importantes
          na história, como árvores, vento, sol, o que o professor julgar que pode ser
          usado. Todavia, a performance da encenação fica melhor se a história já for
          conhecida, pois os estudantes saberão o que fazer. Na realidade, tudo vira
          uma brincadeira de imaginação, de faz de conta, as crianças adoram.














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