Page 227 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 227
Atividades pós-leitura e feedback
A encenação é uma das atividades mais usadas. O professor reconta a histó-
ria e as personagens e situações tomam vida por meio dos estudantes, como
num grande jogo de faz de conta. Mas, também, podem ser atividades com
artes, colagens, pinturas, fantoches entre outros recursos. Esse momento é
importante para que o estudante possa reviver a história.
Durante ou após a história o professor pode fazer perguntas sobre ela, ou
durante as atividades, repetições de falas podem ser feitas. Esses são mo-
mentos importantíssimos, pois vão gerar recursos de feedback. O professor
deve estar atento e notar — talvez até anotar, se possível — estruturas, vo-
cábulos, pronúncias que precisam ser retomadas. Isso pode acontecer em
um momento seguinte, no qual o professor preparará uma aula de língua
para reforçar e retomar o que não ficou claro. Sendo assim, o percurso do
storytelling também mostrará situações que precisarão de feedback ou de
reforço num próximo momento.
Scaffolding e a contação de histórias
Toda a teoria que já é aplicada na abordagem CLIL, concernente ao scaffol-
ding, também é aplicada no storytelling. Cada professor, por meio da leitura
que tem das suas turmas, deve medir o nível de ajuda que ele dará a fim de
que o conhecimento ocorra durante o momento da história. Esse suporte do
professor auxilia o estudante a sair da zona proximal e ir para a zona do co-
nhecimento. Esse movimento será constante nas aulas, caberá ao professor
levar o estudante a concluir seu pensamento sem receber respostas prontas.
Para tanto, o preparo da contação de histórias e todas as implicações de
aprendizagem que a circundam, dependerá em grande parte do empenho
prévio do contador.
Sugestões finais
Contar histórias é uma arte a ser desenvolvida, o seu aperfeiçoamento se
dá pouco a pouco. A cada aula, novas ideias e possibilidades vão surgindo.
O recurso do storytelling é indispensável no contexto bilíngue da educação
infantil. Ao contar uma história:
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 227 4ª Edição 227