Page 227 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Atividades pós-leitura e feedback
          A encenação é uma das atividades mais usadas. O professor reconta a histó-
          ria e as personagens e situações tomam vida por meio dos estudantes, como
          num grande jogo de faz de conta. Mas, também, podem ser atividades com
          artes, colagens, pinturas, fantoches entre outros recursos. Esse momento é
          importante para que o estudante possa reviver a história.
          Durante ou após a história o professor pode fazer perguntas sobre ela, ou
          durante as atividades, repetições de falas podem ser feitas. Esses são mo-
          mentos importantíssimos, pois vão gerar recursos de feedback. O professor
          deve estar atento e notar — talvez até anotar, se possível — estruturas, vo-
          cábulos, pronúncias que precisam ser retomadas. Isso pode acontecer em
          um momento seguinte, no qual o professor preparará uma aula de língua
          para reforçar e retomar o que não ficou claro. Sendo assim, o percurso do
          storytelling também mostrará situações que precisarão de feedback ou de
          reforço num próximo momento.

          Scaffolding e a contação de histórias

          Toda a teoria que já é aplicada na abordagem CLIL, concernente ao scaffol-
          ding, também é aplicada no storytelling. Cada professor, por meio da leitura
          que tem das suas turmas, deve medir o nível de ajuda que ele dará a fim de
          que o conhecimento ocorra durante o momento da história. Esse suporte do
          professor auxilia o estudante a sair da zona proximal e ir para a zona do co-
          nhecimento. Esse movimento será constante nas aulas, caberá ao professor
          levar o estudante a concluir seu pensamento sem receber respostas prontas.
          Para tanto, o preparo da contação de histórias e todas as implicações de
          aprendizagem que a circundam, dependerá em grande parte do empenho
          prévio do contador.
          Sugestões finais

          Contar histórias é uma arte a ser desenvolvida, o seu aperfeiçoamento se
          dá pouco a pouco. A cada aula, novas ideias e possibilidades vão surgindo.
          O recurso do storytelling é indispensável no contexto bilíngue da educação
          infantil. Ao contar uma história:




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