Page 226 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 226

A dramaticidade deve ser pensada no contar da história, nem todas as crian-
        ças ficam tranquilas diante de altas doses de dramaticidade, elas podem fi-
        car agitadas ou mesmo com medo. O bom senso do professor deve guiar o
        grau de drama a ser incorporado na história.
        Contando uma história – o enredo, a linguagem e os recursos

        Como foi citado anteriormente, histórias com uma sequência lógica e com
        um final empolgante são melhores de serem contadas, pois o contador pode
        guiar o clímax da história. Portanto, vale observar que nem todas os livros
        são para serem contados em grupo.
        Histórias conhecidas são muito bem-vindas, nesse contexto, podem ser
        recontados os contos de fadas, as clássicas e outras. Quando a história já
        é conhecida, as crianças podem interagir mais, o professor pode explorar
        mais a parte do vocabulário, das repetições e da participação direta dos es-
        tudantes, uma vez que eles já conhecem a história.

        Se a linguagem do livro for muito difícil ou o livro for muito longo, o pro-
        fessor pode facilitar a linguagem, pular algumas partes, já deixando separa-
        das previamente as páginas que serão puladas, de forma que a história flua
        naturalmente.

        Além da voz, entonação, expressão facial e figuras do livro, o professor pode
        utilizar mais recursos, como roupas, imagens, uma sacola surpresa com
        itens relacionados à história, elementos do teatro, participação dos estu-
        dantes, entre outros.

        Uma sugestão é o uso da ferramenta digital da Microsoft, chamada Sway,
        que permite a organização de histórias com diferentes possibilidades, in-
        cluindo vídeos, fotos comparativas, links, dentre outros. Observe um exem-
        plo em: https://sway.office.com/39VdI0KevAt09yIS?ref=Link










          226  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   221   222   223   224   225   226   227   228   229   230   231