Page 218 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 218
Promoção da escrita
Organizar o grupo para a produção
Writing sugerida. Pode ser uma busca no Cadernos e estojos, cartazes, folhas avul-
dictionary, elaboração de diário
(jornal), escrita espontânea, produ- sas, dobraduras, tablets, computadores,
ção de texto, associação com ima- celulares.
gens e palavras, dentre outros.
Experimentação
Uso de diferentes materiais para
produzir, criar e elaborar modelos e Water tank, recipientes, soluções, ingre-
Science propostas experimentais. Deve-se dientes diversos, jogos, dentre outros.
permitir a elaboração de hipóteses Pode-se fomentar cooking classes a
e as tentativas de solução e busca partir das transformações de ingredien-
por respostas de forma indepen- tes culinários.
dente. Fomento à investigação.
Escuta ativa
É importante aqui organizar um es- Vídeos, CDs, podcasts, leitura em voz alta
Listening paço com fones, som, computado-
res e outros aparelhos que possam Acesse possibilidades em: https://lear-
nenglishkids.britishcouncil.org/listen-
permitir a escuta dos estudantes. -watch
Estímulo à contextualização
artística Telas, tintas, lápis de cor, canetinhas,
Art Uso de imagens, artistas, biografias, corantes, papéis coloridos, dentre outras
obras e outras expressões possíveis possibilidades.
no campo das artes.
Práticas matemáticas Compilação e leitura de dados, pesquisa
Promoção de momentos com foco de campo e análise dos dados coletados,
Math em atividades que envolvem conta- organização de tabelas, surveys com
gem, leitura de dados, interpretação os colegas em sala, uso de ferramentas
de gráficos e tabelas, dentre outras. digitais, dentre outros.
Fomento à musicalização
Fornecimento de songs e instru-
Music mentos musicais para explorar a Instrumentos musicais diversos, sucatas,
criatividade e contexto das aulas. elementos que fazem barulho, CDs, ví-
deos, livros musicais, dentre outros.
Promove a oralidade.
Uso de manipulativos
Blocos para construção e organiza- Blocos coloridos, manipulativos, objetos
Blocks ção de desafios lógico-matemáti- diversos que possam ser usados para
cos. Pode-se estimular a oralidade construir e elaborar produtos.
a partir da relação entre os estu-
dantes e o desafio proposto.
218 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue