Page 218 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 218

Promoção da escrita
                      Organizar o grupo para a produção
             Writing  sugerida. Pode ser uma busca no   Cadernos e estojos, cartazes, folhas avul-
                      dictionary, elaboração de diário
                      (jornal), escrita espontânea, produ-  sas, dobraduras, tablets, computadores,
                      ção de texto, associação com ima-  celulares.
                      gens e palavras, dentre outros.
                      Experimentação
                      Uso de diferentes materiais para
                      produzir, criar e elaborar modelos e   Water tank, recipientes, soluções, ingre-
             Science  propostas experimentais. Deve-se   dientes diversos, jogos, dentre outros.
                      permitir a elaboração de hipóteses   Pode-se fomentar cooking classes a
                      e as tentativas de solução e busca   partir das transformações de ingredien-
                      por respostas de forma indepen-  tes culinários.
                      dente. Fomento à investigação.
                      Escuta ativa
                      É importante aqui organizar um es-  Vídeos, CDs, podcasts, leitura em voz alta
            Listening  paço com fones, som, computado-
                      res e outros aparelhos que possam   Acesse possibilidades em: https://lear-
                                                nenglishkids.britishcouncil.org/listen-
                      permitir a escuta dos estudantes.   -watch
                      Estímulo  à  contextualização
                      artística                 Telas, tintas, lápis de cor, canetinhas,
              Art     Uso de imagens, artistas, biografias,   corantes, papéis coloridos, dentre outras
                      obras e outras expressões possíveis   possibilidades.
                      no campo das artes.

                      Práticas matemáticas      Compilação e leitura de dados, pesquisa
                      Promoção de momentos com foco   de campo e análise dos dados coletados,
              Math    em atividades que envolvem conta-  organização de tabelas, surveys com
                      gem, leitura de dados, interpretação   os colegas em sala, uso de ferramentas
                      de gráficos e tabelas, dentre outras.  digitais, dentre outros.
                      Fomento à musicalização
                      Fornecimento de songs e instru-
             Music    mentos musicais para explorar a   Instrumentos musicais diversos, sucatas,
                      criatividade e contexto das aulas.   elementos que fazem barulho, CDs, ví-
                                                deos, livros musicais, dentre outros.
                      Promove a oralidade.
                      Uso de manipulativos
                      Blocos para construção e organiza-  Blocos coloridos, manipulativos, objetos
             Blocks   ção de desafios lógico-matemáti-  diversos que possam ser usados para
                      cos. Pode-se estimular a oralidade   construir e elaborar produtos.
                      a partir da relação entre os estu-
                      dantes e o desafio proposto.








          218  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   213   214   215   216   217   218   219   220   221   222   223