Page 158 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 158
Por fim, há uma proposta de projeto a ser desenvolvido em cada unidade:
The Culture Project (assuntos relacionados a diferentes culturas com docu-
mentários) e o CLIL Project (diferentes propostas interdisciplinares). Dessa
forma, o professor poderá trabalhar, cuidadosamente, os aspectos da lín-
gua-alvo e repertórios linguísticos necessários para a execução do projeto
no final da unidade.
A educação bilíngue depende de uma construção feita pelos professores do
PMB em parceria com os demais docentes dos outros componentes curricu-
lares. A cada capítulo é incorporado um projeto interdisciplinar, que é apre-
sentado ao final da unidade. Recomenda-se ao professor, antecipadamente,
a análise da proposta dos projetos. Todas as rubricas e passo a passo de cada
projeto em abordagem PBL estão no site Cambridge One>teacher´s resource
bank Cambridge One | Cambridge University Press, contudo, a inserção das
habilidades dos outros componentes curriculares da Matriz Marista e BNCC
deverá ser realizada pelos professores bilíngues.
O fator de sucesso do Programa Bilíngue decorrerá exatamente das ativida-
des interdisciplinares acompanhadas pela proposta CLIL, portanto caberá
ao professor e às coordenações imprimirem a identidade do Programa Ma-
rista Bilíngue, à medida que as intencionalidades das atividades estiverem
voltadas aos projetos interdisciplinares. O primeiro passo a ser dado será
a verificação das possibilidades de diálogo com as habilidades dos outros
componentes curriculares e o desenho dos projetos em consonância com o
momento que a escola está vivendo, com as experiências de aprendizagem
que estão sendo vivenciadas.
As tabelas a seguir seguem com os planejamentos anuais, entretanto, o
input do carisma Marista e suas intencionalidades crítico-pedagógicas se-
rão uma marca a ser implantada a partir do debruçar das equipes sobre as
possibilidades de discussões e projetos que podem ser articulados entre os
componentes curriculares e as aulas do Programa Marista Bilíngue. Seguem
nos quadros algumas possibilidades, incentivamos as equipes a extrapola-
rem as sugestões colocadas.
158 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue