Page 158 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Por fim, há uma proposta de projeto a ser desenvolvido em cada unidade:
          The Culture Project (assuntos relacionados a diferentes culturas com docu-
          mentários) e o CLIL Project (diferentes propostas interdisciplinares). Dessa
          forma, o professor poderá trabalhar, cuidadosamente, os aspectos da lín-
          gua-alvo e repertórios linguísticos necessários para a execução do projeto
          no final da unidade.

          A educação bilíngue depende de uma construção feita pelos professores do
          PMB em parceria com os demais docentes dos outros componentes curricu-
          lares. A cada capítulo é incorporado um projeto interdisciplinar, que é apre-
          sentado ao final da unidade. Recomenda-se ao professor, antecipadamente,
          a análise da proposta dos projetos. Todas as rubricas e passo a passo de cada
          projeto em abordagem PBL estão no site Cambridge One>teacher´s resource
          bank Cambridge One | Cambridge University Press, contudo, a inserção das
          habilidades dos outros componentes curriculares da Matriz Marista e BNCC
          deverá ser realizada pelos professores bilíngues.

          O fator de sucesso do Programa Bilíngue decorrerá exatamente das ativida-
          des interdisciplinares acompanhadas pela proposta CLIL, portanto caberá
          ao professor e às coordenações imprimirem a identidade do Programa Ma-
          rista Bilíngue, à medida que as intencionalidades das atividades estiverem
          voltadas aos projetos interdisciplinares. O primeiro passo a ser dado será
          a verificação das possibilidades de diálogo com as habilidades dos outros
          componentes curriculares e o desenho dos projetos em consonância com o
          momento que a escola está vivendo, com as experiências de aprendizagem
          que estão sendo vivenciadas.

          As tabelas a seguir seguem com os planejamentos anuais, entretanto, o
          input do carisma Marista e suas intencionalidades crítico-pedagógicas se-
          rão uma marca a ser implantada a partir do debruçar das equipes sobre as
          possibilidades de discussões e projetos que podem ser articulados entre os
          componentes curriculares e as aulas do Programa Marista Bilíngue. Seguem
          nos quadros algumas possibilidades, incentivamos as equipes a extrapola-
          rem as sugestões colocadas.




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