Page 153 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 153

3.5  Planejamento  Pedagógico  no  Ensino  Fundamental  Anos
          Finais
          Para dar continuidade ao Programa Marista Bilíngue no Ensino Fundamen-
          tal Anos Finais (sexto ao oitavo ano), em parceria com a editora Cambridge,
          optou-se pela adoção da coleção Own it!. A escolha decorre das diversas
          possibilidades de projetos interdisciplinares ofertados no livro que dialo-
          gam com componentes curriculares, assim dando prosseguimento à pro-
          posta metodológica CLIL, além de atividades para Extra Practice através da
          Plataforma Cambridge One, com recursos interativos e lúdicos a fim de en-
          gajar os estudantes durante os estudos.
          O ponto de destaque nos projetos e discussões centra-se na palavra CULTU-
          RA, que aparece na Matriz de linguagens 580 vezes. Sendo assim, trabalhar
          os encontros e diversidades culturais, para apreciação e ampliação dos hori-
          zontes, visando à cultura da paz, consolida-se como discussão permanente
          nos planejamentos de aprendizagem do Programa Marista Bilíngue.

          A coleção Own It! trabalha as habilidades do século XXI e garante que os
          estudantes estejam prontos para o futuro através de uma combinação de
          tópicos globais, projetos colaborativos e estratégias de autotreinamento. O
          material auxilia o estudante no desenvolvimento de pensamento crítico e
          criativo, além das competências socioemocionais. O estudante é motivado
          a ser o protagonista de seu próprio aprendizado em todo o tempo, através
          de trabalhos em grupo, podendo desenvolver a confiança, a autoestima e as
          habilidades que os prepararão para o futuro. Dessa forma, eles se fortale-
          cem para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.

          Seções apresentadas na coleção OWN IT

          Cada unidade do Own It! leva os estudantes a percorrerem uma jornada de
          construção, desde a sessão Start It! até a sessão Own It!, ou seja, os estudan-
          tes são introduzidos de forma gradativa ao tópico da unidade e da língua-
          -alvo, através de atividades amparadas pelo scaffolding (técnica de instru-
          ção usada para mover os estudantes progressivamente em direção a uma
          maior compreensão), que os ajudam a construir sua confiança e autonomia




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  153                     4ª Edição 153
   148   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158