Page 153 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 153
3.5 Planejamento Pedagógico no Ensino Fundamental Anos
Finais
Para dar continuidade ao Programa Marista Bilíngue no Ensino Fundamen-
tal Anos Finais (sexto ao oitavo ano), em parceria com a editora Cambridge,
optou-se pela adoção da coleção Own it!. A escolha decorre das diversas
possibilidades de projetos interdisciplinares ofertados no livro que dialo-
gam com componentes curriculares, assim dando prosseguimento à pro-
posta metodológica CLIL, além de atividades para Extra Practice através da
Plataforma Cambridge One, com recursos interativos e lúdicos a fim de en-
gajar os estudantes durante os estudos.
O ponto de destaque nos projetos e discussões centra-se na palavra CULTU-
RA, que aparece na Matriz de linguagens 580 vezes. Sendo assim, trabalhar
os encontros e diversidades culturais, para apreciação e ampliação dos hori-
zontes, visando à cultura da paz, consolida-se como discussão permanente
nos planejamentos de aprendizagem do Programa Marista Bilíngue.
A coleção Own It! trabalha as habilidades do século XXI e garante que os
estudantes estejam prontos para o futuro através de uma combinação de
tópicos globais, projetos colaborativos e estratégias de autotreinamento. O
material auxilia o estudante no desenvolvimento de pensamento crítico e
criativo, além das competências socioemocionais. O estudante é motivado
a ser o protagonista de seu próprio aprendizado em todo o tempo, através
de trabalhos em grupo, podendo desenvolver a confiança, a autoestima e as
habilidades que os prepararão para o futuro. Dessa forma, eles se fortale-
cem para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
Seções apresentadas na coleção OWN IT
Cada unidade do Own It! leva os estudantes a percorrerem uma jornada de
construção, desde a sessão Start It! até a sessão Own It!, ou seja, os estudan-
tes são introduzidos de forma gradativa ao tópico da unidade e da língua-
-alvo, através de atividades amparadas pelo scaffolding (técnica de instru-
ção usada para mover os estudantes progressivamente em direção a uma
maior compreensão), que os ajudam a construir sua confiança e autonomia
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 153 4ª Edição 153