Page 148 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 148

Storytelling:  The birthday meal, The bank robbery, Lost in the city
          Projeto 1 – Unidade 4 – Making chocolate

          Este projeto propõe uma investigação sobre o processo de produção de
          alimentos. A professora pode direcionar o diálogo para a diferença entre
          alimentos com origem industrial e origem artesanal. Isto permitiria ainda
          uma discussão sobre os hábitos alimentares dos estudantes. A partir das
          intervenções dos estudantes sobre os próprios hábitos alimentares, eles po-
          derão levantar conclusões sobre sua alimentação. Haveria algum alimento
          que poderia ser substituído ou diminuído no cardápio? Existe algum item
          consumido everyday que poderia passar para o sometimes, ou vice-versa?
          A atividade final desse projeto pode ser uma roda de conversa, inclusive,
          se possível, com uma nutricionista, que pode analisar as tabelas e dar uma
          orientação geral para a turma.
          Projeto 2 – Unidade 5 – Materials used by Native American

          Este projeto envolve a organização de um panfleto sobre um item utiliza-
          do pelos povos nativo americanos. Como aprofundamento, sugerimos um
          comparativo entre as produções culturais dos nativos americanos e dos po-
          vos nativos brasileiros. Para a análise das produções artísticas brasileiras e
          nativo-americanas, indicamos a utilização de alguma rotina de pensamento
          como See Think, Wonder Think. Mais sugestões podem ser encontradas no
          site de Harvard - Project Zero disponível no link https://tinyurl.com/2p8h-
          6tev. Importante  lembrar de  organizar  uma exposição  com os  nomes de
          cada estudante e um momento para que cada um possa explicar suas obras
          em inglês.

          Projeto 3 – Unidade 6 – Marbling
          Este é um Craft Project, que além de utilizar as habilidades de Arte tem um
          segundo objetivo, que é praticar a organização de informações em diagra-
          mas. Os estudantes irão praticar a técnica de marbling, e poderão organizar
          uma exposição de suas produções.




          148  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   143   144   145   146   147   148   149   150   151   152   153