Page 146 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 146
Projeto CLIL – Materials used by Native American
Integrar conteúdos de Geografia, Artes e Língua Inglesa.
New Language:
Stone, bone, beads, totem pole, waterproof, flute, colourful, snow shoes
Habilidades:
História
• Compreender as diferentes manifestações culturais dentro do terri-
tório brasileiro.
• Relacionar as diferentes características do patrimônio cultural, mate-
rial e imaterial na formação da identidade cultural do Brasil.
Unit 5 – The Wild • Compreender a formação das identidades brasileiras em diferentes
West contextos históricos.
• Defender os princípios de tolerância, de aceitação, de empatia e de
Big Question respeito ao patrimônio social e cultural brasileiro.
What was life like Geografia
in the Wild West? • Analisar as semelhanças e diferenças nos modos como diferentes
Vocabulary grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam por meio
Wild West: robbers, de sua cultura.
jail, wagon, sheriff, • Valorizar as diferentes manifestações culturais e regionais da popula-
saddle, pistol, han- ção brasileira com alteridade.
dcuffs, rope, barrel Artes
• Distinguir possibilidades estéticas em apreciações de trabalhos pro-
movidos na escola e fora dela, relacionando a criação em arte como
impulsionadora de processos de pesquisa.
Ciências Naturais
• Valorizar o estilo de vida de populações tradicionais (comunidades
indígenas, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, e outras) por meio da in-
vestigação dos hábitos e costumes que estabelecem na relação com
os ecossistemas.
Cambridge Life Competencies:
Utiliza categorias predefinidas para analisar conceitos familiares.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Projeto CLIL –Marbling
Integrar conteúdos de Artes e Língua Inglesa.
New Language:
Unit 6 –In Istambul Marbling, marbled (paper), swirl, drop (v), mosaic, float, ink, stick(n)
Big Question Habilidades:
What can we buy in Artes
different countries? • Aplicar o conhecimento adquirido em arte, promovendo a experi-
Vocabulary mentação da linguagem de forma lúdica, empregando o respeito a
todas as formas de manifestação.
Souvenirs: flag, • Comparar estilos e períodos da arte, promovendo a ampliação de re-
plate, carpet, sun- pertório pessoal.
glasses, cup and • Distinguir possibilidades estéticas em apreciações de trabalhos pro-
saucer, cushion, movidos na escola e fora dela, relacionando a criação em arte como
rings, comb, soap, impulsionadora de processos de pesquisa.
basket, earrings. Cambridge Life Competencies:
Utiliza tabelas, quadros, mind maps etc., para avaliar ideias e opiniões.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Faz previsões e estimativas a partir de informações fornecidas.
146 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue