Page 146 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 146

Projeto CLIL – Materials used by Native American
                            Integrar conteúdos de Geografia, Artes e Língua Inglesa.
                            New Language:
                            Stone, bone, beads, totem pole, waterproof, flute, colourful, snow shoes
                            Habilidades:
                            História
                            •  Compreender as diferentes manifestações culturais dentro do terri-
                              tório brasileiro.
                            •  Relacionar as diferentes características do patrimônio cultural, mate-
                              rial e imaterial na formação da identidade cultural do Brasil.
           Unit 5 – The Wild   •  Compreender a formação das identidades brasileiras em diferentes
           West               contextos históricos.
                            •  Defender os princípios de tolerância, de aceitação, de empatia e de
           Big Question       respeito ao patrimônio social e cultural brasileiro.
           What was life like   Geografia
           in the Wild West?  •  Analisar as semelhanças e diferenças nos modos como diferentes
           Vocabulary         grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam por meio
           Wild West: robbers,   de sua cultura.
           jail, wagon, sheriff,   •  Valorizar as diferentes manifestações culturais e regionais da popula-
           saddle, pistol, han-  ção brasileira com alteridade.
           dcuffs, rope, barrel  Artes
                            •  Distinguir possibilidades estéticas em apreciações de trabalhos pro-
                              movidos na escola e fora dela, relacionando a criação em arte como
                              impulsionadora de processos de pesquisa.
                            Ciências Naturais
                            •  Valorizar o estilo de vida de populações tradicionais (comunidades
                              indígenas, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, e outras) por meio da in-
                              vestigação dos hábitos e costumes que estabelecem na relação com
                              os ecossistemas.
                            Cambridge Life Competencies:
                            Utiliza categorias predefinidas para analisar conceitos familiares.
                            Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.

                            Projeto CLIL –Marbling
                            Integrar conteúdos de Artes e Língua Inglesa.
                            New Language:
           Unit 6 –In Istambul   Marbling, marbled (paper), swirl, drop (v), mosaic, float, ink, stick(n)
           Big Question     Habilidades:
           What can we buy in   Artes
           different countries?  •  Aplicar  o  conhecimento  adquirido  em  arte, promovendo  a  experi-
           Vocabulary         mentação da linguagem de forma lúdica, empregando o respeito a
                              todas as formas de manifestação.
           Souvenirs: flag,   •  Comparar estilos e períodos da arte, promovendo a ampliação de re-
           plate, carpet, sun-  pertório pessoal.
           glasses, cup and   •  Distinguir possibilidades estéticas em apreciações de trabalhos pro-
           saucer, cushion,   movidos na escola e fora dela, relacionando a criação em arte como
           rings, comb, soap,   impulsionadora de processos de pesquisa.
           basket, earrings.   Cambridge Life Competencies:
                            Utiliza tabelas, quadros, mind maps etc., para avaliar ideias e opiniões.
                            Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
                            Faz previsões e estimativas a partir de informações fornecidas.





          146  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   141   142   143   144   145   146   147   148   149   150   151