Page 144 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 144

Stories
          The explosion; A narrow escape; The present; Elvis.


          O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar
          a atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias
          com fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino
          Religioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a pro-
          blematização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.
          Abaixo listamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
          terial.


          Projeto unidade 1 – The Earth’s plates
          O projeto propõe a organização de um fact-file sobre a placa sul-americana.
          O objetivo é o estudo dos fenômenos da natureza, já iniciado em discussões
          anteriores. Encorajamos atividades hands on que permitam que os alunos
          experimentem conceitos que estão investigando. Uma sugestão é, após or-
          ganizar o fact file previsto no material, convidar os alunos a pesquisarem e
          executarem um experimento que evidencie as características e movimento
          das placas tectônicas. Essa atividade pode ser feita em grupos e apresentada
          aos colegas.

          Projeto unidade 2 – Ecosystems
          O objetivo desse projeto é coletar informações selecionadas no livro a res-
          peito dos ecossistemas. Sugerimos uma comparação dos ecossistemas apre-
          sentados com os biomas brasileiros, além da promoção do diálogo sobre a
          preservação desses ambientes. Para a produção sugerida no material, in-
          centivamos a escolha de um bioma brasileiro. Além disso o professorar po-
          derá acrescentar itens para a pesquisa, como uma curiosidade a respeito do
          local ou bioma pesquisado. É muito importante orientar os estudantes na
          coleta de dados da internet, discutir sobre a veracidade das informações e o
          que qualifica um site como confiável. Ainda, orientá-los a citarem as fontes
          de pesquisas, dando crédito aos pesquisadores.





          144  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   139   140   141   142   143   144   145   146   147   148   149