Page 144 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 144
Stories
The explosion; A narrow escape; The present; Elvis.
O momento das histórias pode ser usado como Hook, ou seja, para ganhar
a atenção dos estudantes para um trabalho posterior. Por serem histórias
com fundo moral, recomenda-se a interlocução com a disciplina de Ensino
Religioso ou OPEE. A partir do tema abordado na história, sugerimos a pro-
blematização ou exploração do tema pela metodologia CLIL.
Abaixo listamos algumas possibilidades de expansão das propostas do ma-
terial.
Projeto unidade 1 – The Earth’s plates
O projeto propõe a organização de um fact-file sobre a placa sul-americana.
O objetivo é o estudo dos fenômenos da natureza, já iniciado em discussões
anteriores. Encorajamos atividades hands on que permitam que os alunos
experimentem conceitos que estão investigando. Uma sugestão é, após or-
ganizar o fact file previsto no material, convidar os alunos a pesquisarem e
executarem um experimento que evidencie as características e movimento
das placas tectônicas. Essa atividade pode ser feita em grupos e apresentada
aos colegas.
Projeto unidade 2 – Ecosystems
O objetivo desse projeto é coletar informações selecionadas no livro a res-
peito dos ecossistemas. Sugerimos uma comparação dos ecossistemas apre-
sentados com os biomas brasileiros, além da promoção do diálogo sobre a
preservação desses ambientes. Para a produção sugerida no material, in-
centivamos a escolha de um bioma brasileiro. Além disso o professorar po-
derá acrescentar itens para a pesquisa, como uma curiosidade a respeito do
local ou bioma pesquisado. É muito importante orientar os estudantes na
coleta de dados da internet, discutir sobre a veracidade das informações e o
que qualifica um site como confiável. Ainda, orientá-los a citarem as fontes
de pesquisas, dando crédito aos pesquisadores.
144 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue