Page 147 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 147

As competências linguísticas, listadas na tabela, são o conteúdo mínimo
          contemplado neste volume. Portanto, a aquisição dos itens elencados pre-
          cisa estar garantida para que não ocorra prejuízo no livro seguinte. Obvia-
          mente, por se tratar de Programa Bilíngue, é esperado que o estudante vá
          além do que for aqui alistado, uma vez que a exposição à língua diariamente
          e os projetos interdisciplinares CLIL promovem um ganho adicional ao que
          é proposto nos livros.



                COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM





            RECEPTIVA/ PRODUTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS


           BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
           Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada e escrita
           das seguintes estruturas e habilidades:
           •  Aplicar ordinal numbers em datas.
           I was born on January the 27th.
           •  Usar a Zero conditional para relatar situações condicionais verdadeiras e certas de acontecerem.
           If you mix red and blue you got purple.
           •  Compreender e aplicar os verbos made of and used to em diversas situações contextualizadas
             de comunicação.
           My scarf is made of wool and I use to keep my neck warm.
           •  Aplicar Possessive apostrofes em situações de comunicação variadas
           This is my mum´s hat.
           Those are the girls´ badges.
           James´ car.
           •  Aplicar e transitar entre os diferentes contextos comunicativos dos modais should / shouldn´t
             and could /couldn´t and Do you mind if…?
           Atividades de interpretação de texto exigirão dos estudantes a habilidade de encontrar informa-
           ções explícitas e implícitas no texto.
           Para a produção de textos os estudantes terão de produzir convites, uma notícia de classificados,
           um diário de viagem (somente um dia).




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  147                     4ª Edição 147
   142   143   144   145   146   147   148   149   150   151   152