Page 150 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 150
Projeto CLIL – Farming
Integrar conteúdos de Ciências Naturais, Geografia e Língua Inglesa.
New Language:
Farming, farm, crops, plytunnel, chemicals, drone, machine, by hand, grow, water
Habilidades:
Unit 8 – Museum Ciências Naturais
of the future • Identificar propriedades físicas dos materiais com os quais são fabricados ob-
jetos de uso cotidiano e associá-las com a finalidade desses objetos (ex.: reci-
Big Question pientes e invólucros de plástico: baixa densidade e resistência à corrosão; fios
How will jobs metálicos para instalações elétricas, bons condutores de eletricidade; tabuleiros e
change in the fu- panelas metálicas, bons condutores de calor etc.).
ture? • Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância tendo em
vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios, a obtenção de água
Vocabulary potável, a produção agrícola e a geração de energia elétrica.
Jobs: farmer, • Avaliar e propor ações de consumo sustentável com base no princípio de reduzir,
reutilizar e reciclar produtos, tendo em mente o equilíbrio dos ecossistemas e o
cleaner, engineer, desenvolvimento humano.
dentist, artist, de- Geografia
signer, computer • Relacionar os setores da economia brasileira às atividades vinculadas a eles.
programmer, me- • Associar os setores da economia brasileira à exploração dos recursos naturais e
chanic, busines- seus impactos socioambientais.
swoman, busines- • Analisar e valorizar a importância dos setores da economia sobre o desenvolvi-
sman mento econômico-regional brasileiro.
• Valorizar a importância de conservar a natureza e utilizar os recursos naturais de
forma sustentável, tendo como referência a produção de energia.
• Defender ações socioeconômicas sustentáveis tendo como referência o uso de
energias limpas.
Cambridge Life Competencies:
Utiliza tabelas, quadros, mind maps etc. para avaliar ideias e opiniões.
Desenvolve jogos, pratos e vestimentas a partir de modelos fornecidos.
Projeto CLIL – Marine Animals
Integrar conteúdos de Ciências Naturais e Língua Inglesa.
New Language:
Marine, saltwater, warm-blooded, cold-blooded, lay eggs, breathe, underwater, ot-
Unit 9 – Mystery ter, clown, mammal, reptile, camouflage, feature
at sea Habilidades:
Ciências Naturais
Big Question • Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância tendo em
What do we know vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios, a obtenção de água
about the sea? potável, a produção agrícola e a geração de energia elétrica.
Vocabulary • Localizar por meio de mapas e imagens os principais biomas brasileiros (ex.:
Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Campos Sulinos) e reco-
On board: sail, nhecer o equilíbrio entre fatores bióticos e abióticos nesses sistemas.
sailor, captain, ba- • Discutir a respeito de ações antrópicas (ex.: queimadas, desmatamento, minera-
rometer, mast, rat, ção, monoculturas, urbanização etc.) que têm destruído habitats de várias espé-
lifeboat, parthole, cies e desequilibrado os ecossistemas dos biomas brasileiros.
cabin • Avaliar e propor ações de consumo sustentável com base no princípio de reduzir,
reutilizar e reciclar produtos, tendo em mente o equilíbrio dos ecossistemas e o
desenvolvimento humano.
Cambridge Life Competencies:
Demonstra entendimento da relação entre ideias.
Desenvolve ideias por meio de planejamento, pesquisa e revisão.
150 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue