Page 150 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 150

Projeto CLIL – Farming
                            Integrar conteúdos de Ciências Naturais, Geografia e Língua Inglesa.
                            New Language:
                            Farming, farm, crops, plytunnel, chemicals, drone, machine, by hand, grow, water
                            Habilidades:
           Unit 8 – Museum   Ciências Naturais
           of the future    •  Identificar propriedades físicas dos materiais com os quais são fabricados ob-
                              jetos de uso cotidiano e associá-las com a finalidade desses objetos (ex.: reci-
           Big Question       pientes e invólucros de plástico: baixa densidade e resistência à corrosão; fios
           How will jobs      metálicos para instalações elétricas, bons condutores de eletricidade; tabuleiros e
           change in the fu-  panelas metálicas, bons condutores de calor etc.).
           ture?            •  Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância tendo em
                              vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios, a obtenção de água
           Vocabulary         potável, a produção agrícola e a geração de energia elétrica.
           Jobs: farmer,    •  Avaliar e propor ações de consumo sustentável com base no princípio de reduzir,
                              reutilizar e reciclar produtos, tendo em mente o equilíbrio dos ecossistemas e o
           cleaner, engineer,   desenvolvimento humano.
           dentist, artist, de-  Geografia
           signer, computer   •  Relacionar os setores da economia brasileira às atividades vinculadas a eles.
           programmer, me-  •  Associar os setores da economia brasileira à exploração dos recursos naturais e
           chanic, busines-   seus impactos socioambientais.
           swoman, busines-  •  Analisar e valorizar a importância dos setores da economia sobre o desenvolvi-
           sman               mento econômico-regional brasileiro.
                            •  Valorizar a importância de conservar a natureza e utilizar os recursos naturais de
                              forma sustentável, tendo como referência a produção de energia.
                            •  Defender ações socioeconômicas sustentáveis tendo como referência o uso de
                              energias limpas.
                            Cambridge Life Competencies:
                            Utiliza tabelas, quadros, mind maps etc. para avaliar ideias e opiniões.
                            Desenvolve jogos, pratos e vestimentas a partir de modelos fornecidos.
                            Projeto CLIL – Marine Animals
                            Integrar conteúdos de Ciências Naturais e Língua Inglesa.
                            New Language:
                            Marine, saltwater, warm-blooded, cold-blooded, lay eggs, breathe, underwater, ot-
           Unit 9 – Mystery   ter, clown, mammal, reptile, camouflage, feature
           at sea           Habilidades:
                            Ciências Naturais
           Big Question     •  Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância tendo em
           What do we know    vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios, a obtenção de água
           about the sea?     potável, a produção agrícola e a geração de energia elétrica.
           Vocabulary       •  Localizar por meio de mapas e imagens os principais biomas brasileiros (ex.:
                              Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Campos Sulinos) e reco-
           On board: sail,    nhecer o equilíbrio entre fatores bióticos e abióticos nesses sistemas.
           sailor, captain, ba-  •  Discutir a respeito de ações antrópicas (ex.: queimadas, desmatamento, minera-
           rometer, mast, rat,   ção, monoculturas, urbanização etc.) que têm destruído habitats de várias espé-
           lifeboat, parthole,   cies e desequilibrado os ecossistemas dos biomas brasileiros.
           cabin            •  Avaliar e propor ações de consumo sustentável com base no princípio de reduzir,
                              reutilizar e reciclar produtos, tendo em mente o equilíbrio dos ecossistemas e o
                              desenvolvimento humano.
                            Cambridge Life Competencies:
                            Demonstra entendimento da relação entre ideias.
                            Desenvolve ideias por meio de planejamento, pesquisa e revisão.





          150  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   145   146   147   148   149   150   151   152   153   154   155