Page 140 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 140

Projeto CLIL – The Earth’s Plate
                            Integrar conteúdos de Geografia e Língua Inglesa.
                            New Language:
           Unit 1 – Disaster  Plate (geog.), boundary, Oceanic/Continental plate, natural disasters, na-
                            tural features.
           Big Question
                            Habilidades:
           What are natural   Geografia
           disasters?       •  Utilizar a cartografia para localizar o Brasil no mundo e no continente
           Vocabulary         americano, considerando as referências estabelecidas pela linha do
           Around Pompeii:    Equador e o meridiano de Greenwich.
           smoke, volcano,   •  Reconhecer as fronteiras e limites internos e externos brasileiros a
                              partir da análise cartográfica.
           temple, theatre,   •  Associar os aspectos naturais do Brasil à sua localização/ocupação
           statue, columns,   geográfica no mundo que justificam sua condição de país tropical.
           horse and cart,   •  Explorar o mapa político do Brasil e da América do Sul, reconhecendo
           vase, servant, foun-  estados, capitais e fronteira.
           tain.            Cambridge Life Competencies:
                            Demonstra compreensão da relação entre novas ideias.
                            Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
                            Exercita a flexibilidade cognitiva.

                            Projeto CLIL – Ecosystems
                            Integrar conteúdos de Geografia, Ciências Naturais e Língua Inglesa.
                            New Language:
                            Ecosystem, thick, species, oxygen, tundra, wetlands, savanna, desert,
                            grassland, fox tropical, lungs, carbon dioxide, oxygen, stay alive, produ-
                            ce, forest floor, store, control.
                            Habilidades:
                            Geografia
           Unit 2 – In the   •  Utilizar a cartografia para localizar o Brasil no mundo e no continente
           rainforest         americano, considerando as referências estabelecidas pela linha do
                              Equador e o meridiano de Greenwich.
           Big Question     •  Associar os aspectos naturais do Brasil à sua localização/ocupação
           Why is the rainfo-  geográfica no mundo que justificam sua condição de país tropical.
           rest important?  Ciências Naturais
           Vocabulary       •  Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância
                              tendo em vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios,
           Rainforest life:   a obtenção de água potável, a produção agrícola e a geração de ener-
                              gia elétrica.
           beak, toucan, cree-  •  Localizar, por meio de mapas e imagens, os principais biomas bra-
           per, sloth, anacon-  sileiros (ex.: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal
           da, branch, jaguar,   e Campos Sulinos) e reconhecer o equilíbrio entre fatores bióticos e
           anteater, beetle,   abióticos nesses sistemas.
           pool             •  Discutir a respeito de ações antrópicas (ex.: queimadas, desmata-
                              mento, mineração, monoculturas, urbanização etc.) que têm destruí-
                              do habitats de várias espécies e desequilibrado os ecossistemas dos
                              biomas brasileiros.
                            Cambridge Life Competencies:
                            Organiza e classifica objetos e atividades a partir de características-cha-
                            ve.
                            Exercita a flexibilidade cognitiva.
                            Desenvolve ideias por meio de planejamento, pesquisa e revisão.



          140  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145