Page 140 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 140
Projeto CLIL – The Earth’s Plate
Integrar conteúdos de Geografia e Língua Inglesa.
New Language:
Unit 1 – Disaster Plate (geog.), boundary, Oceanic/Continental plate, natural disasters, na-
tural features.
Big Question
Habilidades:
What are natural Geografia
disasters? • Utilizar a cartografia para localizar o Brasil no mundo e no continente
Vocabulary americano, considerando as referências estabelecidas pela linha do
Around Pompeii: Equador e o meridiano de Greenwich.
smoke, volcano, • Reconhecer as fronteiras e limites internos e externos brasileiros a
partir da análise cartográfica.
temple, theatre, • Associar os aspectos naturais do Brasil à sua localização/ocupação
statue, columns, geográfica no mundo que justificam sua condição de país tropical.
horse and cart, • Explorar o mapa político do Brasil e da América do Sul, reconhecendo
vase, servant, foun- estados, capitais e fronteira.
tain. Cambridge Life Competencies:
Demonstra compreensão da relação entre novas ideias.
Utiliza diferentes plataformas para produzir e descrever seus designs.
Exercita a flexibilidade cognitiva.
Projeto CLIL – Ecosystems
Integrar conteúdos de Geografia, Ciências Naturais e Língua Inglesa.
New Language:
Ecosystem, thick, species, oxygen, tundra, wetlands, savanna, desert,
grassland, fox tropical, lungs, carbon dioxide, oxygen, stay alive, produ-
ce, forest floor, store, control.
Habilidades:
Geografia
Unit 2 – In the • Utilizar a cartografia para localizar o Brasil no mundo e no continente
rainforest americano, considerando as referências estabelecidas pela linha do
Equador e o meridiano de Greenwich.
Big Question • Associar os aspectos naturais do Brasil à sua localização/ocupação
Why is the rainfo- geográfica no mundo que justificam sua condição de país tropical.
rest important? Ciências Naturais
Vocabulary • Descrever o ciclo da água na natureza e justificar a sua importância
tendo em vista o clima, a vegetação, a manutenção do nível dos rios,
Rainforest life: a obtenção de água potável, a produção agrícola e a geração de ener-
gia elétrica.
beak, toucan, cree- • Localizar, por meio de mapas e imagens, os principais biomas bra-
per, sloth, anacon- sileiros (ex.: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal
da, branch, jaguar, e Campos Sulinos) e reconhecer o equilíbrio entre fatores bióticos e
anteater, beetle, abióticos nesses sistemas.
pool • Discutir a respeito de ações antrópicas (ex.: queimadas, desmata-
mento, mineração, monoculturas, urbanização etc.) que têm destruí-
do habitats de várias espécies e desequilibrado os ecossistemas dos
biomas brasileiros.
Cambridge Life Competencies:
Organiza e classifica objetos e atividades a partir de características-cha-
ve.
Exercita a flexibilidade cognitiva.
Desenvolve ideias por meio de planejamento, pesquisa e revisão.
140 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue