Page 137 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 137
Cada estudante escolhe um tipo de instrumento e trabalha na construção do
projeto. É importante saber que o objetivo principal é compreender como o
som é produzido pelas diferentes famílias musicais. Sendo assim, o estudante
terá de explicar como o som sai do seu instrumento.
Projeto 2 – Unidade 8 – Space
Este projeto intenciona a investigação do espaço e da rotina dos astronautas.
Como expansão, os estudantes podem pesquisar sobre curiosidades da vida
nas estações espaciais, e preparação dos astronautas. Após o levantamento
dos dados é importante ressaltar que os estudantes deverão citar suas fontes
de pesquisa. Discussões sobre fontes confiáveis e direitos autorais podem ser
levantados também. O resultado das buscas deve ser organizado. Quanto à
apresentação, pode ocorrer por recursos digitais, por exemplo. É importante
valorizar o trabalho dos estudantes e dar a chance da apresentação falada de
suas descobertas. Cabe ao professor fazer a divisão das equipes, orientar nas
tarefas e objetivos de cada etapa. Neste tema indicamos o tour virtual pela
estação espacial internacional (disponível no link: https://bit.ly/3SqZk5J),
assim como a visita virtual ao museu do ar e espaço de Stafford (disponível
no link: https://bit.ly/3dU2H6g). Uma outra sugestão de extensão envolve
construir pesquisas e diálogos com os alunos sobre as interferências de astros
como o Sol e a Lua nos ciclos da natureza e na vida terrestre.
Projeto 3 – Unidade 9 – Measurements
O projeto apresentado no livro estimula os estudantes a imaginarem como
seria acampar durante as férias. Os estudantes são assim apresentados a ob-
jetos e instrumentos utilizados. O material sugere que os estudantes criem
uma campanha de publicidade para vender um produto de acampamento
criado por eles. Assim como em projetos anteriores, sugerimos a prática de
design thinking. Mais informações sobre como aplicar a metodologia na edu-
cação estão no link da nova escola https://bit.ly/2NyY8M6.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 137 4ª Edição 137