Page 137 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 137

Cada estudante escolhe um tipo de instrumento e trabalha na construção do
          projeto. É importante saber que o objetivo principal é compreender como o
          som é produzido pelas diferentes famílias musicais. Sendo assim, o estudante
          terá de explicar como o som sai do seu instrumento.
          Projeto 2 – Unidade 8 – Space

          Este projeto intenciona a investigação do espaço e da rotina dos astronautas.
          Como expansão, os estudantes podem pesquisar sobre curiosidades da vida
          nas estações espaciais, e preparação dos astronautas. Após o levantamento
          dos dados é importante ressaltar que os estudantes deverão citar suas fontes
          de pesquisa. Discussões sobre fontes confiáveis e direitos autorais podem ser
          levantados também. O resultado das buscas deve ser organizado. Quanto à
          apresentação, pode ocorrer por recursos digitais, por exemplo. É importante
          valorizar o trabalho dos estudantes e dar a chance da apresentação falada de
          suas descobertas. Cabe ao professor fazer a divisão das equipes, orientar nas
          tarefas e objetivos de cada etapa. Neste tema indicamos o tour virtual pela
          estação espacial internacional (disponível no link: https://bit.ly/3SqZk5J),
          assim como a visita virtual ao museu do ar e espaço de Stafford (disponível
          no link: https://bit.ly/3dU2H6g). Uma outra sugestão de extensão envolve
          construir pesquisas e diálogos com os alunos sobre as interferências de astros
          como o Sol e a Lua nos ciclos da natureza e na vida terrestre.

          Projeto 3 – Unidade 9 – Measurements
          O projeto apresentado no livro estimula os estudantes a imaginarem como
          seria acampar durante as férias. Os estudantes são assim apresentados a ob-
          jetos e instrumentos utilizados. O material sugere que os estudantes criem
          uma campanha de publicidade para vender um produto de acampamento
          criado por eles.  Assim como em projetos anteriores, sugerimos a prática de
          design thinking. Mais informações sobre como aplicar a metodologia na edu-
          cação estão no link da nova escola https://bit.ly/2NyY8M6.









 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  137                     4ª Edição 137
   132   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142