Page 138 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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5º Ano EFAI – Livro Super Minds 5
            O livro Super Minds 5 traz algumas mudanças na proposta das atividades. Co-
            meçando pelos personagens, que são novos, tendo um novo ciclo de histórias
            que serão contempladas nas unidades. Todavia, seguindo a mesma linha de
            valores já conhecidos da coleção, as atividades enfatizam a aquisição linguís-
            tica mais precisa. Mesmo porque os estudantes já têm uma exposição maior à
            língua e, consequentemente, mais consciência linguística.
            A abordagem comunicativa continua sendo uma das características mais
            fortes na coleção, privilegiando atividades de fala, como role plays e presen-
            tations. Neste livro, essa será uma das novidades a serem abordadas, ape-
            sar de os estudantes já estarem acostumados a expor seus projetos. A seção
            designada Time to present enfoca toda uma técnica de se falar em público,
            com itens a serem estudados e um preparo prévio, além de uma apresentação
            prévia a ser assistida no material digital, que servirá como guia para os estu-
            dantes. Antes das apresentações, recomendamos ao professor que leia todas
            as instruções do Teacher´s Guide para que não fiquem dúvidas com relação ao
            proceder da lição. O material do professor e a plataforma Cambridge One pro-
            movem atividades de reforço para a gramática e o vocabulário. São materiais
            importantes para reforço do conteúdo. As atividades seguem em uma lógica
            gradativa, passando da palavra para a frase e depois para o parágrafo; dessa
            forma, possibilitando ao estudante uma aquisição gradual da língua.

            Time to presente sessions
            O momento de apresentação carrega consigo as habilidades de falar em pú-
            blico, de se portar diante dos ouvintes, da escolha das frases, do raciocínio a
            ser seguido que resultará em uma performance do estudante. Estas sessões
            são apresentadas nas unidades ímpares. Para não ser uma atividade can-
            sativa, o professor pode sugerir algumas apresentações semanais, fazendo
            pequenas variações nos tópicos e, assim, dando a oportunidade de todos se
            apresentarem. Os pontos a serem avaliados devem estar claros para os es-
            tudantes, de modo que eles possam se preparar adequadamente para esse
            momento. Enfatizamos também o apoio do professor no processo de preparo,




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