Page 136 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 136
COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM
RECEPTIVA e PRODUTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS
BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada e escrita
das seguintes estruturas:
• Usar os pronomes possessivos para falar de coisas que pertencem a si e aos outros.
Is it John´s case? No, it´s mine!
• Aplicar os pronomes relativos para dar mais informação sobre uma pessoa, coisa ou lugar.
Anya´s the girl WHO lives in my street.
The book WHICH I got for my birthday is called How to play the drums.
The town WHERE Lucy lives is calm and lovely.
• Aplicar Will em situações de previsões sobre o futuro, além de WH questions e respostas curtas.
I think Patrick will be a football player.
What will be the weather be nest week? I think it will be cool.
• Aplicar os advérbios de modo em contextos comunicativos que envolvem descrições de como
algumas ações estão sendo realizadas.
He drives carefully. She plays badly.
• Empregar termos relacionados a quantidades e noções do conceito de countable and uncoun-
table, em diferentes situações comunicativas.
A bottle of water. A can of lemonade. A packet of biscuits. A loaf of bread.
Atividades de escrita e leitura que envolvem a produção de propagandas, blogs, posts em redes
sociais e listas são algumas das atividades que podem ser desenvolvidas com os estudantes.
Storytelling: At the concert hall; The trap; The last line
Projeto 1 – Unidade 7 – Instrument Families
O objetivo deste projeto é investigar diferentes famílias de instrumentos mu-
sicais e organizar a forma como produzem som. Recomenda-se a construção
de pelo menos três tipos de instrumentos: um com cordas, utilizando fios de
nylon, ligas de borrachas ou outros; outro no formato de “mobile”, também
conhecido como “mensageiro dos ventos”, podem ser pendurados diversos
tipos de objetos, desde conchas, colheres, ou outros cujo atrito cause baru-
lho; o terceiro pode ser feito no estilo chocalho, ou outro tipo de percussão.
136 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue