Page 136 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 136

COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA – FUNÇÃO DE LINGUAGEM


            RECEPTIVA e PRODUTIVA: LINGUAGEM DE SALA / VOCABULÁRIO / ESTRUTURAS
           BICS AND CALP – instrução apresentada na tabela da primeira etapa.
           Além do vocabulário trabalhado na etapa, o estudante tem de garantir a produção falada e escrita
           das seguintes estruturas:
           •  Usar os pronomes possessivos para falar de coisas que pertencem a si e aos outros.
           Is it John´s case? No, it´s mine!
           •  Aplicar os pronomes relativos para dar mais informação sobre uma pessoa, coisa ou lugar.
           Anya´s the girl WHO lives in my street.
           The book WHICH I got for my birthday is called How to play the drums.
           The town WHERE Lucy lives is calm and lovely.
           •  Aplicar Will em situações de previsões sobre o futuro, além de WH questions e respostas curtas.
           I think Patrick will be a football player.
           What will be the weather be nest week? I think it will be cool.
           •  Aplicar os advérbios de modo em contextos comunicativos que envolvem descrições de como
             algumas ações estão sendo realizadas.
           He drives carefully. She plays badly.
           •  Empregar termos relacionados a quantidades e noções do conceito de countable and uncoun-
             table, em diferentes situações comunicativas.
           A bottle of water. A can of lemonade. A packet of biscuits. A loaf of bread.
           Atividades de escrita e leitura que envolvem a produção de propagandas, blogs, posts em redes
           sociais e listas são algumas das atividades que podem ser desenvolvidas com os estudantes.


          Storytelling: At the concert hall; The trap; The last line

          Projeto 1 – Unidade 7 – Instrument Families
          O objetivo deste projeto é investigar diferentes famílias de instrumentos mu-
          sicais e organizar a forma como produzem som. Recomenda-se a construção
          de pelo menos três tipos de instrumentos: um com cordas, utilizando fios de
          nylon, ligas de borrachas ou outros; outro no formato de “mobile”, também
          conhecido como “mensageiro dos ventos”, podem ser pendurados diversos
          tipos de objetos, desde conchas, colheres, ou outros cujo atrito cause baru-
          lho; o terceiro pode ser feito no estilo chocalho, ou outro tipo de percussão.





          136  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140   141