Page 40 - Avaliação da Aprendizagem
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empreendedoras. Todos esses fatores associados provocam uma redução da ca-
pacidade de consumo e uma ampliação da concentração de renda. Em 2018, a
Oxfam, confederação de ONGs, publicou um relatório apontando que 82% (oi-
tenta e dois porcento) da riqueza mundial gerada em 2017 ficou nas mãos de 1%
(um porcento) da população, no caso do Brasil cinco pessoas concentraram renda
equivalente à da metade da população brasileira.
A concentração de renda em uma sociedade de consumo diminui a circulação do
capital e reduz a capacidade de consumo das famílias, o que favorece cenários
de crise econômica, promovendo o desemprego conjuntural e contribuindo para
a falência de empreendimentos. Assim, tornou-se urgente a necessidade de as
sociedades retomarem as reflexões sobre o sentido de se viver coletivamente,
pois, do contrário, a desigualdade, tendo como sua pior faceta a miséria, tende
a se expandir neste contexto global. Diante dessa realidade, fica evidente a rele-
vância dos objetivos formulados pelas Nações Unidas. O crescimento econômico
sustentável, em sociedades marcadas pela ética, paz e justiça, não apenas garante
a dignidade das pessoas e famílias, como também combate à desigualdade social.
Diante desse cenário, apresenta-se a Mostra Marista de Empreendedorismo
Social e Educação Financeira. O foco em Educação Financeira se dará para estu-
dantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e tem como objetivo iniciar
o processo de conscientização acerca da sustentabilidade econômica e a relação
entre projetos de vida e sociedade de consumo. O “american way of life” (estilo
americano de vida), introduzido na cultura capitalista global no início do século
XX, promoveu a associação entre felicidade e consumo, o que contribuiu para a
constituição de uma sociedade consumista, marcada por alta carga de estresse e
de depressão, males tidos como epidemia no século XXI. Nesse sentido, espera-se
que a educação financeira promova uma utilização consciente do capital, voltada
para uma vida saudável e sustentável.
O foco em empreendedorismo social é voltado para estudantes do 1° e 2° séries
do Ensino Médio. Entre os objetivos dessa mostra, destacam-se a promoção do
protagonismo juvenil, além de outras habilidades socioemocionais fundamentais
para o século XXI, como trabalho em grupo, retórica, oratória, respeito à diversi-
dade, ética, consciência social, solidariedade e liderança. Espera-se com o desen-
volvimento do empreendedorismo que os estudantes possam buscar soluções
sustentáveis, viáveis e inovadoras, para a melhoria da vida em sociedade, desper-
tando neles o interesse pelo universo empreendedor. Para o Ensino Médio, além
da possibilidade do trabalho com o Empreendedorismo Social, a unidade Marista
poderá se utilizar da Simulação Internacional Marista – SIM como componente
do sistema avaliativo.
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