Page 40 - Avaliação da Aprendizagem
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empreendedoras. Todos esses fatores associados provocam uma redução da ca-
                    pacidade de consumo e uma ampliação da concentração de renda. Em 2018, a
                    Oxfam, confederação de ONGs, publicou um relatório apontando que 82% (oi-
                    tenta e dois porcento) da riqueza mundial gerada em 2017 ficou nas mãos de 1%
                    (um porcento) da população, no caso do Brasil cinco pessoas concentraram renda
                    equivalente à da metade da população brasileira.
                    A concentração de renda em uma sociedade de consumo diminui a circulação do
                    capital e reduz a capacidade de consumo das famílias, o que favorece cenários
                    de crise econômica, promovendo o desemprego conjuntural e contribuindo para
                    a falência de empreendimentos. Assim, tornou-se urgente a necessidade de as
                    sociedades retomarem as reflexões sobre o sentido de se viver coletivamente,
                    pois, do contrário, a desigualdade, tendo como sua pior faceta a miséria, tende
                    a se expandir neste contexto global. Diante dessa realidade, fica evidente a rele-
                    vância dos objetivos formulados pelas Nações Unidas. O crescimento econômico
                    sustentável, em sociedades marcadas pela ética, paz e justiça, não apenas garante
                    a dignidade das pessoas e famílias, como também combate à desigualdade social.
                    Diante desse cenário, apresenta-se a Mostra Marista de Empreendedorismo
                    Social e Educação Financeira. O foco em Educação Financeira se dará para estu-
                    dantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e tem como objetivo iniciar
                    o processo de conscientização acerca da sustentabilidade econômica e a relação
                    entre projetos de vida e sociedade de consumo. O “american way of life” (estilo
                    americano de vida), introduzido na cultura capitalista global no início do século
                    XX, promoveu a associação entre felicidade e consumo, o que contribuiu para a
                    constituição de uma sociedade consumista, marcada por alta carga de estresse e
                    de depressão, males tidos como epidemia no século XXI. Nesse sentido, espera-se
                    que a educação financeira promova uma utilização consciente do capital, voltada
                    para uma vida saudável e sustentável.

                    O foco em empreendedorismo social é voltado para estudantes do 1° e 2° séries
                    do Ensino Médio. Entre os objetivos dessa mostra, destacam-se a promoção do
                    protagonismo juvenil, além de outras habilidades socioemocionais fundamentais
                    para o século XXI, como trabalho em grupo, retórica, oratória, respeito à diversi-
                    dade, ética, consciência social, solidariedade e liderança. Espera-se com o desen-
                    volvimento do empreendedorismo que os estudantes possam buscar soluções
                    sustentáveis, viáveis e inovadoras, para a melhoria da vida em sociedade, desper-
                    tando neles o interesse pelo universo empreendedor. Para o Ensino Médio, além
                    da possibilidade do trabalho com o Empreendedorismo Social, a unidade Marista
                    poderá se utilizar da Simulação Internacional Marista – SIM como componente
                    do sistema avaliativo.




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