Page 43 - Avaliação da Aprendizagem
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Tratando do empreendedorismo social, segue abaixo uma sugestão de divisão de
etapas de trabalho:
• palestra de abertura - cases de sucesso;
• divisão dos grupos de trabalho;
• ideação;
• estudo de viabilidade;
• plano de negócios e canvas do negócio (esboço do negócio a ser desenvolvido);
• planejamento estratégico;
• simulações;
• visita a incubadoras de empresas sociais;
• Culminância com a apresentação as práticas desenvolvidas pelos estudantes.
Ao professor líder da atividade, que preferencialmente deverá estar ligado à
área de Ciências Humanas ou à área de Matemática, recomenda-se:
• incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
Empreendedorismo Social e Educação Financeira;
• articular com o TE da unidade, o responsável pela robótica e demais colabora-
dores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
• acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a inicia-
ção científica dos estudantes;
• envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao caráter
interdisciplinar da atividade;
• contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da ativi-
dade;
• garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inova-
ção em seus trabalhos.
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
• planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
• coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
comunidade;
• prever orçamento para a realização do evento, dentre os gastos podemos ci-
tar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investimen-
tos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
Mostra e premiação dos alunos, entre outros;
• motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.
É importante ressaltar que o papel do professor é de mediar o processo, incenti-
vando sempre o protagonismo dos estudantes.
42 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem