Page 43 - Avaliação da Aprendizagem
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Tratando do empreendedorismo social, segue abaixo uma sugestão de divisão de
          etapas de trabalho:
          •   palestra de abertura - cases de sucesso;
          •   divisão dos grupos de trabalho;
          •   ideação;
          •   estudo de viabilidade;
          •   plano de negócios e canvas do negócio (esboço do negócio a ser desenvolvido);
          •   planejamento estratégico;
          •   simulações;
          •   visita a incubadoras de empresas sociais;
          •   Culminância com a apresentação as práticas desenvolvidas pelos estudantes.

          Ao professor líder da atividade, que preferencialmente deverá estar ligado à
          área de Ciências Humanas ou à área de Matemática, recomenda-se:
          •   incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
             Empreendedorismo Social e Educação Financeira;
          •   articular com o TE da unidade, o responsável pela robótica e demais colabora-
             dores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
          •   acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a inicia-
             ção científica dos estudantes;
          •   envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao caráter
             interdisciplinar da atividade;
          •   contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da ativi-
             dade;
          •   garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
             materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inova-
             ção em seus trabalhos.
          A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
          •   planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
          •   coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
             comunidade;
          •   prever orçamento para a realização do evento, dentre os gastos podemos ci-
             tar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investimen-
             tos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
             Mostra e premiação dos alunos, entre outros;
          •   motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
             suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.
          É importante ressaltar que o papel do professor é de mediar o processo, incenti-
          vando sempre o protagonismo dos estudantes.



           42  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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