Page 42 - Avaliação da Aprendizagem
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c) Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.
Fase de desenvolvimento
Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração
ou definição de problemas da comunidade relacionados com a temática da
Mostra. Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar
na formação dos estudantes para a busca de informações em bases de dados;
validação de informações; verificação de fontes e citação do referencial teórico
do problema a ser explorado. Definido o problema, os estudantes são motivados a
gerar ideias para solucioná-lo.
Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de Tecnologia
Educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados
a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários.
O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final.
O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes,
entre outros.
Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar
para a apresentação das soluções construídas que será realizada durante a
Mostra Marista de Empreendedorismo Social e Educação Financeira. A Mostra
deve ocorrer preferencialmente em um sábado letivo e deverá ser aberta à
comunidade. Sugere-se também a confecção de um relatório descrevendo o
processo de pesquisa, construção do protótipo e resultados obtidos, como
forma de documentar a atividade.
É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
das atividades ficará com os professores da área de Ciências Humanas e de Mate-
mática; porém, o envolvimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra,
sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
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