Page 42 - Avaliação da Aprendizagem
P. 42

c) Dinâmica de organização pedagógica
                    O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
                    fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.








                                         Fase de desenvolvimento
                                                     Fonte: Coordenação Educacional/GSE.

                    Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração
                    ou definição de problemas da comunidade relacionados com a temática da
                    Mostra. Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar
                    na formação dos estudantes para a busca de informações em bases de dados;
                    validação de informações; verificação de fontes e citação do referencial teórico
                    do problema a ser explorado. Definido o problema, os estudantes são motivados a
                    gerar ideias para solucioná-lo.

                    Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
                    prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de Tecnologia
                    Educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados
                    a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários.
                    O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final.
                    O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
                    podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes,
                    entre outros.
                    Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar
                    para a apresentação das soluções construídas que será realizada durante a
                    Mostra Marista de Empreendedorismo Social e Educação Financeira. A Mostra
                    deve ocorrer preferencialmente em um sábado letivo e deverá ser aberta à
                    comunidade. Sugere-se também a confecção de um relatório descrevendo o
                    processo de pesquisa, construção do protótipo e resultados obtidos, como
                    forma de documentar a atividade.
                    É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
                    das atividades ficará com os professores da área de Ciências Humanas e de Mate-
                    mática; porém, o envolvimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra,
                    sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.




                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  41
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47