Page 37 - Avaliação da Aprendizagem
P. 37

Avaliação da Mostra: sugerimos que no dia da Mostra seja organizado um
          Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento.
          Os trabalhos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
          serem enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais.
          O componente referente à nota levará em consideração todo o percurso desenvol-
          vido pelos estudantes.
          c) Dinâmica de organização pedagógica
          O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
          fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.










                               Fase de desenvolvimento Fonte: Coordenação Educacional/GSE.

          Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração
          ou a busca de problemas na comunidade relacionados com a temática da Mostra.
          Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação
          dos estudantes apresentando temas relacionados à busca de informações em
          bases de dados; à validação de informações; à verificação de fontes, entre outros
          aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser explorado.
          Definido o problema, os estudantes são motivados a gerar ideias para solucioná-lo.
          Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
          prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de Tecnologia
          Educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados
          a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários.
          O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final.
          O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
          podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes,
          entre outros.
          Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar para
          a apresentação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra
          Marista de Conhecimento, Arte e Cultura. A Mostra deve ocorrer preferencial-
          mente em um sábado letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se também
          a confecção de um relatório descrevendo o processo de pesquisa, a construção do
          protótipo e os resultados obtidos, como forma de documentar a atividade.




           36  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42