Page 37 - Avaliação da Aprendizagem
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Avaliação da Mostra: sugerimos que no dia da Mostra seja organizado um
Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento.
Os trabalhos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
serem enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais.
O componente referente à nota levará em consideração todo o percurso desenvol-
vido pelos estudantes.
c) Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.
Fase de desenvolvimento Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração
ou a busca de problemas na comunidade relacionados com a temática da Mostra.
Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação
dos estudantes apresentando temas relacionados à busca de informações em
bases de dados; à validação de informações; à verificação de fontes, entre outros
aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser explorado.
Definido o problema, os estudantes são motivados a gerar ideias para solucioná-lo.
Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de Tecnologia
Educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados
a prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários.
O erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final.
O uso da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes
podem desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes,
entre outros.
Na fase de apresentação de resultados, os estudantes deverão se organizar para
a apresentação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra
Marista de Conhecimento, Arte e Cultura. A Mostra deve ocorrer preferencial-
mente em um sábado letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se também
a confecção de um relatório descrevendo o processo de pesquisa, a construção do
protótipo e os resultados obtidos, como forma de documentar a atividade.
36 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem