Page 34 - Avaliação da Aprendizagem
P. 34

A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
                    •   planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
                    •   coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
                      comunidade;
                    •   prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos
                      citar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investi-
                      mentos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
                      Mostra e premiação dos estudantes, entre outros.
                    •   motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
                      suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.

                    3.2 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
                    O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de aconte-
                    cimentos, conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em interação,
                    que constroem juntos suas percepções e concepções. Atualmente, a educação
                    também se caracteriza pela inovação, pela emergência contínua de novas e
                    diferentes possibilidades de significação e representação de processos acadê-
                    micos, pastorais, culturais, sociais e políticos.
                    Em conjunto, as Matrizes Curriculares do Brasil Marista possibilitam formar os
                    sujeitos da escola para o compromisso de cultivar as capacidades e potenciali-
                    dades pessoais, para ter uma condição de vida melhor, cuidar da natureza e das
                    pessoas em todas as suas dimensões, assim como compreender os conhecimentos
                    como produção coletiva da humanidade e a serviço do bem comum. Consideram
                    o cultivo dos valores estéticos, culturais, políticos e éticos, os valores Maristas da
                    humildade, da simplicidade, do espírito de família, da solidariedade e os valores
                    evangélicos da justiça, da paz, da fraternidade, do amor e do serviço como
                    condições para uma vida realizada e feliz dos educadores e estudantes. Conse-
                    quentemente, desafiam, incentivam a prática desses valores no espaçotempo da
                    escola. Criam situações e apontam para a importância e necessidade de o conhe-
                    cimento escolar estabelecer relações com o sobrenatural, com o divino, e a seguir
                    os ensinamentos espirituais como caminho para fundamentar nos estudantes o
                    sentido da vida (UMBRASIL, 2019, p. 10).
                    A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é um espaçotempo que
                    oportuniza aos estudantes a ampliação de seu repertório cultural, bem como
                    a reflexão sobre os conceitos de arte, cultura e sua relação com o cotidiano. Na
                    educação em direitos humanos, temas como diversidade sociocultural, gênero,
                    raça/etnia, religião, pessoas com deficiências, garantias individuais e coletivas
                    podem contribuir na criação de convivência social caracterizada pelo respeito ao
                    outro, na sua diferença e igualdade, portanto, de inclusão de todos.
                    Na configuração das Matrizes Curriculares do Brasil Marista, em diálogo com
                    Roger Chartier (1970), a cultura é compreendida em duas dimensões; uma que
                    considera a produção do homem, suas manifestações e obras em múltiplas
                    linguagens; e a outra no que se refere aos hábitos e às tradições, que variam no
                    tempo e espaço, de acordo com o contexto.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  33
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39