Page 34 - Avaliação da Aprendizagem
P. 34
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
• planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
• coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
comunidade;
• prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos
citar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investi-
mentos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
Mostra e premiação dos estudantes, entre outros.
• motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.
3.2 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura
O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de aconte-
cimentos, conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em interação,
que constroem juntos suas percepções e concepções. Atualmente, a educação
também se caracteriza pela inovação, pela emergência contínua de novas e
diferentes possibilidades de significação e representação de processos acadê-
micos, pastorais, culturais, sociais e políticos.
Em conjunto, as Matrizes Curriculares do Brasil Marista possibilitam formar os
sujeitos da escola para o compromisso de cultivar as capacidades e potenciali-
dades pessoais, para ter uma condição de vida melhor, cuidar da natureza e das
pessoas em todas as suas dimensões, assim como compreender os conhecimentos
como produção coletiva da humanidade e a serviço do bem comum. Consideram
o cultivo dos valores estéticos, culturais, políticos e éticos, os valores Maristas da
humildade, da simplicidade, do espírito de família, da solidariedade e os valores
evangélicos da justiça, da paz, da fraternidade, do amor e do serviço como
condições para uma vida realizada e feliz dos educadores e estudantes. Conse-
quentemente, desafiam, incentivam a prática desses valores no espaçotempo da
escola. Criam situações e apontam para a importância e necessidade de o conhe-
cimento escolar estabelecer relações com o sobrenatural, com o divino, e a seguir
os ensinamentos espirituais como caminho para fundamentar nos estudantes o
sentido da vida (UMBRASIL, 2019, p. 10).
A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é um espaçotempo que
oportuniza aos estudantes a ampliação de seu repertório cultural, bem como
a reflexão sobre os conceitos de arte, cultura e sua relação com o cotidiano. Na
educação em direitos humanos, temas como diversidade sociocultural, gênero,
raça/etnia, religião, pessoas com deficiências, garantias individuais e coletivas
podem contribuir na criação de convivência social caracterizada pelo respeito ao
outro, na sua diferença e igualdade, portanto, de inclusão de todos.
Na configuração das Matrizes Curriculares do Brasil Marista, em diálogo com
Roger Chartier (1970), a cultura é compreendida em duas dimensões; uma que
considera a produção do homem, suas manifestações e obras em múltiplas
linguagens; e a outra no que se refere aos hábitos e às tradições, que variam no
tempo e espaço, de acordo com o contexto.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 33