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ou generalizações disciplinares; focar em procedimentos unidirecionados; entre
outros). Os projetos se pautam nas operações mentais mais focadas nos processos
cognitivos de Entender, Aplicar, Analisar, Sintetizar e Criar (relacionar conheci-
mento já adquiridos com novos fatos e conhecimentos; projetar e implementar
soluções; retenção de informações relevantes para interpretação de novas
situações; criticar posicionamento, fatos, políticas; desenvolver ideias e métodos
interdisciplinares).
Assim, a sistematização das mostras que apresentamos nesta Diretriz amalgama
metodologias de construção de produtos e soluções por meio da aprendizagem
baseada em projetos. Esses possibilitam a construção de experiências de apren-
dizagem estruturadas que envolvam toda a comunidade escolar e a concentração
qualificada de ações realizadas de maneira pulverizada no calendário letivo em
ações com intencionalidade pedagógica e avaliativa.
É importante destacar também que as mostras estão alinhadas com os eixos
estruturantes dos Itinerários Formativos por área de conhecimento propostos
pela BNCC para o Ensino Médio, uma vez que eles se baseiam nos processos de
Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocul-
tural e Empreendedorismo. Dessa maneira, o novo sistema avaliativo do Marista
Centro-Norte está preparando os estudantes desde o Ensino Fundamental no
aprofundamento mais prático por área de conhecimento para assim também já
preparar o corpo discente para as escolhas e as mudanças decorrentes da imple-
mentação do novo Ensino Médio.
3.1 Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e Inovação
O processo de alfabetização ou de letramento científico ocorre durante toda a
vida escolar dos estudantes e tem por objetivo contribuir para a formação de
indivíduos, tornando-os protagonistas de suas próprias decisões; cientes de seu
papel como cidadãos e corresponsáveis pelo futuro sustentável da sociedade
e do meio ambiente. É sabido também que, dentro dos eixos estruturantes das
Matrizes Curriculares do Brasil Marista para a área de Ciências da Natureza,
busca-se permitir que os estudantes tenham contato com a linguagem científica,
com a investigação científica e com a contextualização sócio-histórica e
cultural da Ciência.
Esses eixos estruturantes para o ensino de Ciências dialogam com o “Aprender
a fazer” dos fundamentos da educação para o século XXI e abrem espaço
para a inserção da cultura Maker e da cultura da inovação no ambiente escolar.
O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês,
Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Essa cultura moderna tem em sua base a
ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 29