Page 30 - Avaliação da Aprendizagem
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ou generalizações disciplinares; focar em procedimentos unidirecionados; entre
                    outros). Os projetos se pautam nas operações mentais mais focadas nos processos
                    cognitivos de Entender, Aplicar, Analisar, Sintetizar e Criar (relacionar conheci-
                    mento já adquiridos com novos fatos e conhecimentos; projetar e implementar
                    soluções; retenção de informações relevantes para interpretação de novas
                    situações; criticar posicionamento, fatos, políticas; desenvolver ideias e métodos
                    interdisciplinares).
                    Assim, a sistematização das mostras que apresentamos nesta Diretriz amalgama
                    metodologias de construção de produtos e soluções por meio da aprendizagem
                    baseada em projetos. Esses possibilitam a construção de experiências de apren-
                    dizagem estruturadas que envolvam toda a comunidade escolar e a concentração
                    qualificada de ações realizadas de maneira pulverizada no calendário letivo em
                    ações com intencionalidade pedagógica e avaliativa.
                    É importante destacar também que as mostras estão alinhadas com os eixos
                    estruturantes dos Itinerários Formativos por área de conhecimento propostos
                    pela BNCC para o Ensino Médio, uma vez que eles se baseiam nos processos de
                    Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocul-
                    tural e Empreendedorismo. Dessa maneira, o novo sistema avaliativo do Marista
                    Centro-Norte está preparando os estudantes desde o Ensino Fundamental no
                    aprofundamento mais prático por área de conhecimento para assim também já
                    preparar o corpo discente para as escolhas e as mudanças decorrentes da imple-
                    mentação do novo Ensino Médio.

                    3.1 Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e Inovação
                    O processo de alfabetização ou de letramento científico ocorre durante toda a
                    vida escolar dos estudantes e tem por objetivo contribuir para a formação de
                    indivíduos, tornando-os protagonistas de suas próprias decisões; cientes de seu
                    papel como cidadãos e corresponsáveis pelo futuro sustentável da sociedade
                    e do meio ambiente. É sabido também que, dentro dos eixos estruturantes das
                    Matrizes Curriculares do Brasil Marista para a área de Ciências da Natureza,
                    busca-se permitir que os estudantes tenham contato com a linguagem científica,
                    com a investigação científica e com a contextualização sócio-histórica e
                    cultural da Ciência.
                    Esses eixos estruturantes para o ensino de Ciências dialogam com o “Aprender
                    a fazer” dos fundamentos da educação para o século XXI e abrem espaço
                    para a inserção da cultura Maker e da cultura da inovação no ambiente escolar.
                    O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês,
                    Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Essa cultura moderna tem em sua base a
                    ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os




                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  29
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