Page 27 - Avaliação da Aprendizagem
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Destacamos também que as (10) dez competências da BNCC dialogam com as
          competências acadêmicas, ético-estéticas, tecnológicas e políticas das Matrizes
          Maristas e que esse conjunto de elementos baliza nossas práticas pedagógicas e,
          consequentemente, nosso sistema avaliativo.










          Competências
          das Matrizes
            Maristas









                                            Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
          Quando pensamos em habilidades e competências a serem desenvolvidas,
          necessidades educacionais do século XXI, novas metodologias de ensino, formação
          integral e excelência acadêmica, notamos que é preciso ir além das práticas
          pedagógicas e avaliativas tradicionais. Pensando em um sistema avaliativo a
          favor da aprendizagem e destas novas demandas, apresentamos as Mostras
          Maristas como uma resposta a este novo cenário educacional. As tradicionais
          feiras e os eventos escolares são apresentados de maneira remodelada com o ob-
          jetivo de introduzir os elementos da aprendizagem experiencial e baseada em
          projetos, dando foco e intencionalidade pedagógica aos eventos produzidos em
          nossas unidades e dando dinamicidade ao nosso currículo. Ao longo do ano letivo,
          as mostras avaliativas propostas são: a Mostra Marista de Ciências, Tecnologia
          e Inovação; a Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura; a Mostra
          Marista de Empreendedorismo Social e a Educação Financeira e a Simulação
          Internacional Marista (SIM). Este documento sistematiza as (3) três mostras
          e abre espaço para a utilização como avaliação da SIM, já sistematizada pela
          Coordenação Educacional/GSE.
          A  aprendizagem experiencial consiste na aquisição do conhecimento por meio de
          vivências estruturadas com intencionalidade pedagógica que façam com que os
          estudantes se desenvolvam para além dos objetos de conhecimento e desenvolvam
          também habilidades, competências acadêmicas e socioemocionais (PFEIFFER &
          JONES, 1993). As mostras e os projetos desenvolvidos pelos estudantes baseiam-se



           26  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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