Page 27 - Avaliação da Aprendizagem
P. 27
Destacamos também que as (10) dez competências da BNCC dialogam com as
competências acadêmicas, ético-estéticas, tecnológicas e políticas das Matrizes
Maristas e que esse conjunto de elementos baliza nossas práticas pedagógicas e,
consequentemente, nosso sistema avaliativo.
Competências
das Matrizes
Maristas
Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
Quando pensamos em habilidades e competências a serem desenvolvidas,
necessidades educacionais do século XXI, novas metodologias de ensino, formação
integral e excelência acadêmica, notamos que é preciso ir além das práticas
pedagógicas e avaliativas tradicionais. Pensando em um sistema avaliativo a
favor da aprendizagem e destas novas demandas, apresentamos as Mostras
Maristas como uma resposta a este novo cenário educacional. As tradicionais
feiras e os eventos escolares são apresentados de maneira remodelada com o ob-
jetivo de introduzir os elementos da aprendizagem experiencial e baseada em
projetos, dando foco e intencionalidade pedagógica aos eventos produzidos em
nossas unidades e dando dinamicidade ao nosso currículo. Ao longo do ano letivo,
as mostras avaliativas propostas são: a Mostra Marista de Ciências, Tecnologia
e Inovação; a Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura; a Mostra
Marista de Empreendedorismo Social e a Educação Financeira e a Simulação
Internacional Marista (SIM). Este documento sistematiza as (3) três mostras
e abre espaço para a utilização como avaliação da SIM, já sistematizada pela
Coordenação Educacional/GSE.
A aprendizagem experiencial consiste na aquisição do conhecimento por meio de
vivências estruturadas com intencionalidade pedagógica que façam com que os
estudantes se desenvolvam para além dos objetos de conhecimento e desenvolvam
também habilidades, competências acadêmicas e socioemocionais (PFEIFFER &
JONES, 1993). As mostras e os projetos desenvolvidos pelos estudantes baseiam-se
26 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem