Page 28 - Avaliação da Aprendizagem
P. 28

em problemas complexos do cotidiano e/ou temas de pesquisas que farão com
                    que os estudantes experienciem situações reais da aplicação do conhecimento,
                    lidando com fatores como comunicação, trabalho em equipe, frustrações, prazos
                    e apresentação para públicos externos que irão contribuir de maneira significativa
                    para o seu processo de formação integral. O ciclo da aprendizagem experiencial
                    que será vivenciado na construção dos projetos e suas culminâncias compreende
                    as seguintes etapas:






















                                                     Fonte: Coordenação Educacional/GSE.

                    1.  Encantamento pela experiência: apresentação da situação problema, da
                      temática do projeto, ações relacionadas a explorar, examinar, estudar e
                      identificar o objeto de estudo proposto, conhecer e se engajar aos objetivos
                      da construção de um produto, pesquisa ou projeto.
                    2.  Compartilhando ideias sobre a experiência: construção de relatórios,
                      apresentação de pesquisa, debates, formulação de questionários, análise de
                      dados entre outros elementos. Consiste em mergulhar na temática da mostra
                      e compartilhar o que foi encontrado.
                    3.  Generalizando para além da proposta: internalização dos conceitos e objetos
                      do conhecimento que estão sendo desenvolvidos na proposta. Resolução de
                      questões Enem, questões dissertativas, propostas de redação e de outros
                      elementos relacionados ao tema. Sistematização do conhecimento.
                    4.  Aplicação: após entender o tema, pesquisar e consolidar o que aprendeu, é
                      necessário aplicar o conhecimento construído no decorrer do projeto; resolu-
                      ção do problema ou realização da pesquisa proposta.





                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  27
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33