Page 28 - Avaliação da Aprendizagem
P. 28
em problemas complexos do cotidiano e/ou temas de pesquisas que farão com
que os estudantes experienciem situações reais da aplicação do conhecimento,
lidando com fatores como comunicação, trabalho em equipe, frustrações, prazos
e apresentação para públicos externos que irão contribuir de maneira significativa
para o seu processo de formação integral. O ciclo da aprendizagem experiencial
que será vivenciado na construção dos projetos e suas culminâncias compreende
as seguintes etapas:
Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
1. Encantamento pela experiência: apresentação da situação problema, da
temática do projeto, ações relacionadas a explorar, examinar, estudar e
identificar o objeto de estudo proposto, conhecer e se engajar aos objetivos
da construção de um produto, pesquisa ou projeto.
2. Compartilhando ideias sobre a experiência: construção de relatórios,
apresentação de pesquisa, debates, formulação de questionários, análise de
dados entre outros elementos. Consiste em mergulhar na temática da mostra
e compartilhar o que foi encontrado.
3. Generalizando para além da proposta: internalização dos conceitos e objetos
do conhecimento que estão sendo desenvolvidos na proposta. Resolução de
questões Enem, questões dissertativas, propostas de redação e de outros
elementos relacionados ao tema. Sistematização do conhecimento.
4. Aplicação: após entender o tema, pesquisar e consolidar o que aprendeu, é
necessário aplicar o conhecimento construído no decorrer do projeto; resolu-
ção do problema ou realização da pesquisa proposta.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 27