Page 33 - Avaliação da Aprendizagem
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Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de tecnologia
educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados a
prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários. O
erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final. O uso
da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes podem
desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes, entre
outros.
Na fase de apresentação de resultados, eles deverão se organizar para a apre-
sentação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra Marista
de Ciências, Tecnologia e Inovação. A Mostra deve acontecer, preferencialmente,
em um sábado letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se a confecção de
um relatório, descrevendo o processo de pesquisa, a construção do protótipo e
os resultados obtidos, como forma de documentar a atividade. Os resultados
também podem ser no formato de banner, apresentando o processo de pesquisa e
seus resultados de forma organizada.
É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
das atividades ficará com os professores da área de Ciências da Natureza; porém,
o envolvimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra, sobretudo pelo
caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
Ao professor líder da atividade, que deverá estar ligado, preferencialmente, à área
de Ciências da Natureza, recomenda-se:
• incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
Ciências, Tecnologia e Inovação;
• articular com o TE da unidade, o responsável pela robótica e demais colabora-
dores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
• acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a
iniciação científica dos estudantes;
• envolver os demais professores na realização da atividade, por causa do
caráter interdisciplinar da atividade. Por exemplo, o time de professores de
Ciências Humanas pode auxiliar na compreensão do contexto sociocultural
do problema a ser enfrentado.
• contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade.
• garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação
em seus trabalhos.
• estabelecer os critérios de avaliação dos trabalhos: apresentação, relatório,
criatividade, fidelidade a linha de pesquisa ou os ODS.
• estabelecer critérios para a redução ou não utilização de materiais que
agridem o meio ambiente, tais como isopor, plásticos, entre outros.
32 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem