Page 33 - Avaliação da Aprendizagem
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Na fase de desenvolvimento, as ideias são transformadas em soluções e
          prototipadas. É sugerido que sejam envolvidos nessa fase a área de tecnologia
          educacional para dar suporte nos projetos. Os estudantes devem ser motivados a
          prototipar seus projetos, testá-los e em seguida efetuar os ajustes necessários. O
          erro deve ser valorizado como oportunidade de melhoria da solução final. O uso
          da tecnologia é altamente recomendado, lembrando que os estudantes podem
          desenvolver soluções envolvendo aplicativos, impressoras 3D, maquetes, entre
          outros.
          Na fase de apresentação de resultados, eles deverão se organizar para a apre-
          sentação das soluções construídas que será realizada durante a Mostra Marista
          de Ciências, Tecnologia e Inovação. A Mostra deve acontecer, preferencialmente,
          em um sábado letivo e deverá ser aberta à comunidade. Sugere-se a confecção de
          um relatório, descrevendo o processo de pesquisa, a construção do protótipo e
          os resultados obtidos, como forma de documentar a atividade. Os resultados
          também podem ser no formato de banner, apresentando o processo de pesquisa e
          seus resultados de forma organizada.
          É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
          das atividades ficará com os professores da área de Ciências da Natureza; porém,
          o envolvimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra, sobretudo pelo
          caráter transversal e interdisciplinar que o evento possui.
          Ao professor líder da atividade, que deverá estar ligado, preferencialmente, à área
          de Ciências da Natureza, recomenda-se:
          •   incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
             Ciências, Tecnologia e Inovação;
          •   articular com o TE da unidade, o responsável pela robótica e demais colabora-
             dores que facilitem o uso da tecnologia nos projetos dos estudantes;
          •   acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a
             iniciação científica dos estudantes;
          •   envolver os demais professores na realização da atividade, por causa do
             caráter interdisciplinar da atividade. Por exemplo, o time de professores de
             Ciências Humanas pode auxiliar na compreensão do contexto sociocultural
             do problema a ser enfrentado.
          •   contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade.
          •   garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
             materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação
             em seus trabalhos.
          •   estabelecer os critérios de avaliação dos trabalhos: apresentação, relatório,
             criatividade, fidelidade a linha de pesquisa ou os ODS.
          •   estabelecer critérios para a redução ou não utilização de materiais que
             agridem o meio ambiente, tais como isopor, plásticos, entre outros.




           32  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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