Page 35 - Avaliação da Aprendizagem
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Intrínseco às relações e às ações sociais, deve-se ter em vista o conceito de cultura,
          que precisa ser compreendido de duas formas: no sentido antropológico,
          referindo-se a tudo o que o homem produz a partir de sua racionalidade, ou seja,
          o que é artificial, o que fora construído pelo raciocínio e capacidade de adaptação
          do homem (sob esse aspecto, o homem é o único ser vivo que produz cultura); e
          no sentido geral, referindo-se ao modo como cada povo, nação, sociedade e grupo
          humano compreende o mundo e lhe confere significado. (UMBRASIL, 2019, p.33)
          Nessa perspectiva, os sujeitos estão em interlocuções com os objetos, deixando-
          -se afetar pelos artefatos artísticos. O objeto da Arte abrange saberes culturais
          e estéticos, inseridos em práticas de produção e apreciação artística fundamentais
          para a formação do sujeito. Nesse sentido, a compreensão dos sistemas de repre-
          sentação é basilar para uma consistente interlocução com os produtos da Arte,
          possibilitando experiências de análise e de crítica, leitura, interpretação e
          intervenção no mundo, de modo crítico e reflexivo. Arte é linguagem. Linguagem
          é a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, de
          acordo com as necessidades da sociedade na qual este indivíduo em questão está
          inserido. A linguagem é a nossa primeira herança social. É por meio da aquisição
          da linguagem que os indivíduos se organizam socialmente, sendo regulados pelo
          seu simbolismo. (UMBRASIL, 2019, p. 80)
          As Escolas e os Colégios Maristas devem sempre buscar novas e criativas formas
          de educar, evangelizar e defender os direitos humanos, sobretudo o direito
          das crianças e dos jovens. Nessa perspectiva de contribuir para a promoção da
          dignidade humana e na construção de cidadãos éticos, solidários e compro-
          metidos com o desenvolvimento da sociedade, faz-se necessária a inserção de
          temáticas como defesa dos direitos humanos, objetivos de desenvolvimento
          sustentável, campanha da fraternidade, entre outros dentro de nossa prática
          pedagógica cotidiana.
          a) Objetivos
          O objetivo geral para realização da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e
          Cultura é ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão
          sobre a formação do sujeito e a construção de sua identidade social, histórica e
          política. Compreende também o objetivo de garantir a expressão da sua dig-
          nidade, liberdade, criatividade e diversidade, sob a forma de tecnologias, lin-
          guagens, artefatos, produção simbólica, ciências na e pela cultura (UMBRASIL,
          2010, p. 37).
          Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
          •   produzir arte como linguagem e manifestação cultural, em suas dimensões
             individual e sócio-histórica, estética e política, reveladoras de identidades
             culturais e articuladoras de diferentes saberes;
          •   ampliar os diálogos interculturais e desenvolver o sentimento de preservação
             patrimonial e da memória cultural;




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