Page 35 - Avaliação da Aprendizagem
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Intrínseco às relações e às ações sociais, deve-se ter em vista o conceito de cultura,
que precisa ser compreendido de duas formas: no sentido antropológico,
referindo-se a tudo o que o homem produz a partir de sua racionalidade, ou seja,
o que é artificial, o que fora construído pelo raciocínio e capacidade de adaptação
do homem (sob esse aspecto, o homem é o único ser vivo que produz cultura); e
no sentido geral, referindo-se ao modo como cada povo, nação, sociedade e grupo
humano compreende o mundo e lhe confere significado. (UMBRASIL, 2019, p.33)
Nessa perspectiva, os sujeitos estão em interlocuções com os objetos, deixando-
-se afetar pelos artefatos artísticos. O objeto da Arte abrange saberes culturais
e estéticos, inseridos em práticas de produção e apreciação artística fundamentais
para a formação do sujeito. Nesse sentido, a compreensão dos sistemas de repre-
sentação é basilar para uma consistente interlocução com os produtos da Arte,
possibilitando experiências de análise e de crítica, leitura, interpretação e
intervenção no mundo, de modo crítico e reflexivo. Arte é linguagem. Linguagem
é a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, de
acordo com as necessidades da sociedade na qual este indivíduo em questão está
inserido. A linguagem é a nossa primeira herança social. É por meio da aquisição
da linguagem que os indivíduos se organizam socialmente, sendo regulados pelo
seu simbolismo. (UMBRASIL, 2019, p. 80)
As Escolas e os Colégios Maristas devem sempre buscar novas e criativas formas
de educar, evangelizar e defender os direitos humanos, sobretudo o direito
das crianças e dos jovens. Nessa perspectiva de contribuir para a promoção da
dignidade humana e na construção de cidadãos éticos, solidários e compro-
metidos com o desenvolvimento da sociedade, faz-se necessária a inserção de
temáticas como defesa dos direitos humanos, objetivos de desenvolvimento
sustentável, campanha da fraternidade, entre outros dentro de nossa prática
pedagógica cotidiana.
a) Objetivos
O objetivo geral para realização da Mostra Marista de Conhecimento, Arte e
Cultura é ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão
sobre a formação do sujeito e a construção de sua identidade social, histórica e
política. Compreende também o objetivo de garantir a expressão da sua dig-
nidade, liberdade, criatividade e diversidade, sob a forma de tecnologias, lin-
guagens, artefatos, produção simbólica, ciências na e pela cultura (UMBRASIL,
2010, p. 37).
Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
• produzir arte como linguagem e manifestação cultural, em suas dimensões
individual e sócio-histórica, estética e política, reveladoras de identidades
culturais e articuladoras de diferentes saberes;
• ampliar os diálogos interculturais e desenvolver o sentimento de preservação
patrimonial e da memória cultural;
34 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem