Page 32 - Avaliação da Aprendizagem
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b) Orientações para a estruturação da Mostra:
                    Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
                    Cronograma de realização sugerido: segunda etapa do ano letivo.
                    Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do
                    Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
                    não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto final.
                    Cada turma deverá ser acompanhada por um professor, responsável por esta etapa.
                    Avaliação da Mostra: sugerimos que, no dia da Mostra, seja organizado um
                    Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento. Os
                    trabalhos selecionados podem receber premiação interna  e,  posteriormente,
                    serem enviados para mostras estaduais, nacionais e internacionais de ciências,
                    tecnologia e inovação.
                    c) Dinâmica de organização pedagógica
                    O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
                    fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.










                                                     Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
                                        Fase de desenvolvimento
                    Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou
                    definição de problemas na comunidade relacionados com a temática da Mostra.
                    Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação
                    dos estudantes, apresentando temas relacionados à busca de informações em
                    bases de dados; à validação de informações; à verificação de fontes, entre outros
                    aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser explorado.
                    Definido o problema, os estudantes são instigados a gerar ideias para solu-
                    cioná-lo. Pode-se utilizar nessa etapa técnicas de brainstorm ou design thinking.
                    O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma técnica de geração de soluções
                    de maneira coletiva que busca coletar o maior número de sugestões, visões,
                    propostas e possibilidades que levem a um objetivo comum (Debastini, 2016). O
                    design thinking consiste na concepção, idealização, criação e desenvolvimento
                    de artefatos e experiências com a intenção de resolver um problema ou criar um
                    novo produto (De Oliveira, 2014).




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