Page 32 - Avaliação da Aprendizagem
P. 32
b) Orientações para a estruturação da Mostra:
Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Cronograma de realização sugerido: segunda etapa do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do
Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto final.
Cada turma deverá ser acompanhada por um professor, responsável por esta etapa.
Avaliação da Mostra: sugerimos que, no dia da Mostra, seja organizado um
Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores trabalhos de cada segmento. Os
trabalhos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
serem enviados para mostras estaduais, nacionais e internacionais de ciências,
tecnologia e inovação.
c) Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em três
fases: planejamento, prototipagem e apresentação dos resultados.
Fonte: Coordenação Educacional/GSE.
Fase de desenvolvimento
Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou
definição de problemas na comunidade relacionados com a temática da Mostra.
Nessa etapa, é sugerido envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação
dos estudantes, apresentando temas relacionados à busca de informações em
bases de dados; à validação de informações; à verificação de fontes, entre outros
aspectos como a construção do referencial teórico do problema a ser explorado.
Definido o problema, os estudantes são instigados a gerar ideias para solu-
cioná-lo. Pode-se utilizar nessa etapa técnicas de brainstorm ou design thinking.
O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma técnica de geração de soluções
de maneira coletiva que busca coletar o maior número de sugestões, visões,
propostas e possibilidades que levem a um objetivo comum (Debastini, 2016). O
design thinking consiste na concepção, idealização, criação e desenvolvimento
de artefatos e experiências com a intenção de resolver um problema ou criar um
novo produto (De Oliveira, 2014).
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 31