Page 36 - Avaliação da Aprendizagem
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•   compreender como o ser humano se constitui como sujeito e como age no
                      mundo social em interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e
                      movimentos;
                    •   compreender ações, relações e experiências coletivas e individuais que refletem
                      conhecimentos sobre a própria pessoa e sobre o mundo, em diferentes mani-
                      festações sociais;
                    •   perceber o ser humano como sujeito e, ao mesmo tempo, objeto de conheci-
                      mento histórico;
                    •   utilizar as diversas formas de compreensão, intervenção e tradução da
                      realidade e das ações humanas dentro das várias realidades, de modo que
                      as inúmeras tecnologias, das mais simples, como a linguagem oral, escrita,
                      do corpo, dentre outras, às mais sofisticadas, como as virtuais e intangíveis,
                      sejam utilizadas como mecanismo de apropriação do mundo e entendimento
                      das ações humanas e das sociedades;
                    •   mobilizar conhecimentos, valores, interesses e habilidades, no sentido de
                      intervir efetivamente e criticamente na realidade, seja de forma macro
                      (cidade, Estado, mundo) ou micro (família, sala de aula, escola, bairro),
                      sendo agente de transformação e modificação dessa realidade, tendo em vista
                      a melhoria da vida, sua e dos demais, construindo uma identidade de sujeito
                      atuante e autônomo dentro de espaços-tempos concretos.
                    A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura pode, a critério da unidade,
                    dialogar ou utilizar do movimento criado pelos Jogos Internos Maristas – JIM
                    como forma de potencializar esta ação que já é tradição em nossas unidades.

                    b) Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Conhecimento,
                    Arte e Cultura
                    A metodologia deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
                    hipóteses, a resolução de problemas, os registros, a produção cultural, de forma
                    permanente, para que a construção e reconstrução do conhecimento articulem
                    diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual o fazer não
                    se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
                    Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
                    Cronograma de realização sugerido: primeira etapa do ano letivo.
                    Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do
                    Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
                    não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto final.
                    Cada turma deverá ser acompanhada por um professor da área de Linguagens,
                    responsável por esta etapa.




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