Page 36 - Avaliação da Aprendizagem
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• compreender como o ser humano se constitui como sujeito e como age no
mundo social em interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e
movimentos;
• compreender ações, relações e experiências coletivas e individuais que refletem
conhecimentos sobre a própria pessoa e sobre o mundo, em diferentes mani-
festações sociais;
• perceber o ser humano como sujeito e, ao mesmo tempo, objeto de conheci-
mento histórico;
• utilizar as diversas formas de compreensão, intervenção e tradução da
realidade e das ações humanas dentro das várias realidades, de modo que
as inúmeras tecnologias, das mais simples, como a linguagem oral, escrita,
do corpo, dentre outras, às mais sofisticadas, como as virtuais e intangíveis,
sejam utilizadas como mecanismo de apropriação do mundo e entendimento
das ações humanas e das sociedades;
• mobilizar conhecimentos, valores, interesses e habilidades, no sentido de
intervir efetivamente e criticamente na realidade, seja de forma macro
(cidade, Estado, mundo) ou micro (família, sala de aula, escola, bairro),
sendo agente de transformação e modificação dessa realidade, tendo em vista
a melhoria da vida, sua e dos demais, construindo uma identidade de sujeito
atuante e autônomo dentro de espaços-tempos concretos.
A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura pode, a critério da unidade,
dialogar ou utilizar do movimento criado pelos Jogos Internos Maristas – JIM
como forma de potencializar esta ação que já é tradição em nossas unidades.
b) Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Conhecimento,
Arte e Cultura
A metodologia deve estimular a pesquisa, a experimentação, o levantamento de
hipóteses, a resolução de problemas, os registros, a produção cultural, de forma
permanente, para que a construção e reconstrução do conhecimento articulem
diversas competências. Essa condição se refere a um trabalho no qual o fazer não
se separa da reflexão acerca das temáticas abordadas.
Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Cronograma de realização sugerido: primeira etapa do ano letivo.
Avaliação dos estudantes: em consonância com as Matrizes Curriculares do
Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto final.
Cada turma deverá ser acompanhada por um professor da área de Linguagens,
responsável por esta etapa.
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