Page 39 - Avaliação da Aprendizagem
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Em 2015, as Nações Unidas publicaram os Objetivos do Desenvolvimento Susten-
tável, com o intuito de propor uma agenda positiva global, tendo como prazo de
implantação 2030, dando continuidade às conquistas dos Objetivos do Milênio.
Foram formulados dezessete objetivos, voltados para o desenvolvimento susten-
tável e suas três dimensões – econômica, social e ambiental. A intencionalidade
desses objetivos é erradicar a miséria, combater as desigualdades sociais,
promover o crescimento econômico e a geração de empregos, em sintonia com as
questões ambientais, ética, paz e justiça.
Fonte: PNUD Brasil.
Os dezessete objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas estão em acordo com
o contexto de transformações evidenciadas nas sociedades globais do século
XXI. A quarta revolução industrial, associada ao uso da Internet, redes sociais
e novas tecnologias, tem transformado as relações de trabalho e consumo.
Novas profissões estão sendo criadas, em grande medida voltadas para o
setor tecnológico, enquanto tradicionais ofícios estão perdendo gradualmente
sua relevância social. O desemprego estrutural, ou seja, o descompasso entre as
vagas disponíveis e o nível de habilidades dos desempregados, tende a se tornar
uma realidade cada vez mais drástica nas sociedades contemporâneas, devido
ao avanço das tecnologias voltadas para o setor produtivo e para a prestação de
serviços (LUSTOSA, 2017).
O desemprego estrutural, associado ao avanço do capital financeiro-especulativo,
tem contribuído, no século XXI, para uma alarmante concentração de capital nas
mãos de uma pequena parcela da sociedade. Esse movimento também está rela-
cionado à expansão das grandes marcas globais nos mercados, proporcionando
a falência de pequenos e médios negócios, reduzindo a renda média de famílias
38 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem