Page 41 - Avaliação da Aprendizagem
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Tanto a educação financeira como o empreendedorismo social dialogam com
o “Aprender a fazer” dos fundamentos da educação para o século XXI e abrem
espaço para a inserção da cultura maker e da cultura da inovação no ambiente escolar.
Ao promover a inovação e o maker dentro do processo de ensino e aprendizagem,
estamos contribuindo para a formação integral dos estudantes ao produzir uma
atitude de engajamento diante da transformação da realidade, desenvolvimento
da criatividade e da capacidade de trabalhar com o diverso.
a) Objetivos
Construir soluções para problemas reais das comunidades relacionados às
temáticas de educação financeira e empreendedorismo social que irão compor a
Mostra Marista de Empreendedorismo Social e Educação Financeira.
Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
• desenvolver junto aos estudantes uma relação saudável, consciente e
responsável com o dinheiro e o consumo;
• desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em grupo, retórica,
oratória, respeito à diversidade, ética, consciência social, solidariedade,
protagonismo juvenil e liderança;
• promover a cultura maker;
• promover o empreendedorismo social e a busca por soluções que melhorem
a vida em sociedade;
• garantir espaços para a constituição consciente de projetos de vida susten-
táveis, em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Ressalta-se ainda que a Mostra Marista de Educação Financeira e Empreende-
dorismo Social compõem a avaliação de uma das etapas do ano letivo.
b) Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Educação
Financeira e Empreendedorismo Social
• Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
• Cronograma de realização sugerido: terceira etapa do ano letivo.
• Avaliação dos estudantes: em consonância com a Matriz Curricular do
Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto.
• Avaliação da Mostra: sugerimos que no dia da Mostra seja organizado
um Comitê Avaliativo para a analisar e avaliar os projetos apresentados.
40 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem