Page 41 - Avaliação da Aprendizagem
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Tanto a educação financeira como o empreendedorismo social dialogam com
          o “Aprender a fazer” dos fundamentos da educação para o século XXI e abrem
          espaço para a inserção da cultura maker e da cultura da inovação no ambiente escolar.
          Ao promover a inovação e o maker dentro do processo de ensino e aprendizagem,
          estamos contribuindo para a formação integral dos estudantes ao produzir uma
          atitude de engajamento diante da transformação da realidade, desenvolvimento
          da criatividade e da capacidade de trabalhar com o diverso.

          a) Objetivos
          Construir soluções para problemas reais das comunidades relacionados às
          temáticas de educação financeira e empreendedorismo social que irão compor a
          Mostra Marista de Empreendedorismo Social e Educação Financeira.
          Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
          •   desenvolver junto aos estudantes uma relação saudável, consciente e
             responsável com o dinheiro e o consumo;
          •   desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em grupo, retórica,
             oratória, respeito à diversidade, ética, consciência social, solidariedade,
             protagonismo juvenil e liderança;
          •   promover a cultura maker;
          •   promover o empreendedorismo social e a busca por soluções que melhorem
             a vida em sociedade;
          •   garantir espaços para a constituição consciente de projetos de vida susten-
             táveis, em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
          Ressalta-se ainda que a Mostra Marista de Educação Financeira e Empreende-
          dorismo Social compõem a avaliação de uma das etapas do ano letivo.

          b) Orientações para a estruturação da Mostra Marista de Educação
          Financeira e Empreendedorismo Social
          •  Participantes: estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
          •  Cronograma de realização sugerido: terceira etapa do ano letivo.
          •  Avaliação dos estudantes: em consonância com a Matriz Curricular do
             Brasil Marista, a avaliação dos estudantes será processual e formativa, ou seja,
             não será de caráter pontual e sim deverá contemplar o processo e o produto.
          •  Avaliação da Mostra: sugerimos que no dia da Mostra seja organizado
             um Comitê Avaliativo para a analisar e avaliar os projetos apresentados.





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