Page 45 - Avaliação da Aprendizagem
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A Mostra Marista de Ciências, Tecnologias e Inovação sugere o trabalho com os
          Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhando a nossa proposta
          curricular de trabalho por projetos de intervenção sociais à Agenda 2030 do
          PNUD/ONU. Essa é uma proposta oriunda das orientações de educação do
          Instituto Marista, de forma que todas as escolas de mais de 80 países devem ir
          além do tema de uma agenda estudantil ou de uma semana temática, mas devem
          sim serem articulados com os componentes, preferencialmente, da área de ciências.
          A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é a consolidação de uma
          proposta que considera todo o trabalho que já desenvolvido nas nossas unidades
          em torno desse eixo que congrega esporte, a dança, o teatro, a música e todos os
          trabalhos que são empreendidos na realização do Jogos Internos Maristas (JIM),
          festivais culturais, projetos de leitura, entre outros. As escolas Marista são reco-
          nhecidas socialmente por esses grandes projetos, assim a proposta é aproveitar o
          que já vem sendo feito a partir da articulação curricular e avaliação por rubricas.
          A Mostra Marista de Educação Financeira e Empreendedorismo Social parte da
          própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que preconiza a educação
          financeira na área de matemática, aqui com foco no Ensino Fundamental. Para
          o Ensino Médio, a Diretriz de Avaliação apresenta duas opções curriculares
          contemporâneas a partir do trabalho com o empreendedorismo social. Para o Ma-
          rista, a ótica que congrega intervenção social, inovação e postura ativa no mundo
          é por meio do bem comum e da sustentabilidade propostas no empreendedorismo
          social e não somente na perspectiva de incubadora de empresas capitalistas com
          fim no lucro, competividade e individualismo.

          A implementação do Sistema de Avaliação da rede de colégios e escolas do Maris-
          ta Centro-Norte contribuirá, ainda, para o avanço dos indicadores educacionais e
          na consolidação da missão de evangelizar por meio da educação em todos os nos-
          sos espaços de missão com a mesma qualidade e padrão de ensino. O monitora-
          mento dos dados das avaliações internas hoje é extremamente diverso em toda a
          rede, não dando espaço para um trabalho de acompanhamento através de indica-
          dores educacionais internos similares, já que até a escala de pontuação é variável.
          Sabemos que cada unidade está inserida em uma cultura regional com práticas
          definidas. Por isso a proposta da rede tem o objetivo de reunir ações que caracte-
          rizam um colégio Marista na sua proposta de avaliação em termos de estrutura
          geral. Assim, toda a beleza dos projetos locais em termos de especificidades te-
          máticas, artísticas e comunitárias seguem preservadas a partir do espaço que é
          determinado com as várias sugestões temáticas e metodológicas aplicáveis a cada
          contexto sem descaracterizar a nossa missão educativa e a nossa característica
          de formação integral e cidadã.





           44  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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