Page 45 - Avaliação da Aprendizagem
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A Mostra Marista de Ciências, Tecnologias e Inovação sugere o trabalho com os
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhando a nossa proposta
curricular de trabalho por projetos de intervenção sociais à Agenda 2030 do
PNUD/ONU. Essa é uma proposta oriunda das orientações de educação do
Instituto Marista, de forma que todas as escolas de mais de 80 países devem ir
além do tema de uma agenda estudantil ou de uma semana temática, mas devem
sim serem articulados com os componentes, preferencialmente, da área de ciências.
A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura é a consolidação de uma
proposta que considera todo o trabalho que já desenvolvido nas nossas unidades
em torno desse eixo que congrega esporte, a dança, o teatro, a música e todos os
trabalhos que são empreendidos na realização do Jogos Internos Maristas (JIM),
festivais culturais, projetos de leitura, entre outros. As escolas Marista são reco-
nhecidas socialmente por esses grandes projetos, assim a proposta é aproveitar o
que já vem sendo feito a partir da articulação curricular e avaliação por rubricas.
A Mostra Marista de Educação Financeira e Empreendedorismo Social parte da
própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que preconiza a educação
financeira na área de matemática, aqui com foco no Ensino Fundamental. Para
o Ensino Médio, a Diretriz de Avaliação apresenta duas opções curriculares
contemporâneas a partir do trabalho com o empreendedorismo social. Para o Ma-
rista, a ótica que congrega intervenção social, inovação e postura ativa no mundo
é por meio do bem comum e da sustentabilidade propostas no empreendedorismo
social e não somente na perspectiva de incubadora de empresas capitalistas com
fim no lucro, competividade e individualismo.
A implementação do Sistema de Avaliação da rede de colégios e escolas do Maris-
ta Centro-Norte contribuirá, ainda, para o avanço dos indicadores educacionais e
na consolidação da missão de evangelizar por meio da educação em todos os nos-
sos espaços de missão com a mesma qualidade e padrão de ensino. O monitora-
mento dos dados das avaliações internas hoje é extremamente diverso em toda a
rede, não dando espaço para um trabalho de acompanhamento através de indica-
dores educacionais internos similares, já que até a escala de pontuação é variável.
Sabemos que cada unidade está inserida em uma cultura regional com práticas
definidas. Por isso a proposta da rede tem o objetivo de reunir ações que caracte-
rizam um colégio Marista na sua proposta de avaliação em termos de estrutura
geral. Assim, toda a beleza dos projetos locais em termos de especificidades te-
máticas, artísticas e comunitárias seguem preservadas a partir do espaço que é
determinado com as várias sugestões temáticas e metodológicas aplicáveis a cada
contexto sem descaracterizar a nossa missão educativa e a nossa característica
de formação integral e cidadã.
44 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem