Page 44 - Avaliação da Aprendizagem
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4. Considerações finais e
implementação gradativa
Cientes da importância do processo de avaliação para todo o processo de ensino
e de aprendizagem, esta Diretriz significa um grande avanço na caminhada em
rede. O sistema de avaliação impacta no modo de pensar na organização da
unidade educacional, pois interfere na prática docente e discente de modo a
tornar a avaliação um processo significativo, leve e bem estruturado. Aqui os pe-
sos das avaliações estão definidos, de acordo com a proposta metodológica,
em número absoluto na escala 0 a 30 pontos (1º trimestre) e 0 a 35 pontos (2º e 3º
trimestres), bem como determina a quantidade de avaliações por etapa/trimestre,
evitando a sobrecarga de avaliações que víamos nos cenários mapeados pelo GT.
Para o sucesso na implementação do novo sistema, as unidades devem iniciar um
trabalho de mapeamento das alterações a serem realizadas e envolver os respon-
sáveis no processo gradativo de novo sistema avaliativo. Em seguida, deverão ser
organizadas as etapas de formação da equipe técnica e pedagógica e dos docentes
da unidade. Outra etapa significativa é o processo de comunicação com os estu-
dantes e as famílias. É importante que eles compreendam que o novo sistema
busca contribuir para a formação integral de nossos discentes, colocando a
avaliação a favor da aprendizagem e do projeto educativo do Brasil Marista.
A unidade pode aproveitar o movimento de implementação da BNCC e seus des-
dobramentos (troca de material didático, Sistema Marista de Educação – Anos
Finais e Novo Ensino Médio) para efetuar a implementação de todos os segmentos
ao novo sistema de avaliação. Ou ainda, dialogar com a coordenação educacional
sobre um cronograma de implementação por segmento, iniciando pelos Anos
Iniciais e turmas de entrada de segmento (6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano
do Ensino Médio) ou pelo Ensino Médio e turmas de entrada de segmento.
Cabe destacar que as mostrar propostas como parte do sistema de avaliação
corroboram com o trabalho de desenvolvimento das competências e habilidades do
século XXI, em sinergia com a BNCC. As mostrar, a partir da perspectiva metodo-
lógica de trabalho com projetos e projetos de intervenção social que são advindas
das Matrizes Maristas, desmistificam o receio dos educadores de trabalhar com
avaliação por rubricas. Ademais, a proposta das mostras consolida a realização de
projetos pedagógicos bem estruturados, com o envolvimento de toda a comuni-
dade educativa e diferentes áreas de conhecimento por trimestre, para possibilitar
que essa característica da rede faça a necessária redução de projetos com pouca
intencionalidade pedagógica e pouca articulação com as Matrizes Maristas.
É tempo de qualificar os projetos fazendo uma menor quantidade de ações, porém
priorizando o trabalho com projetos pedagógicos mais significativos e estru-
turados de maneira interdisciplinar.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 43