Page 44 - Avaliação da Aprendizagem
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4. Considerações finais e


                         implementação gradativa


                    Cientes da importância do processo de avaliação para todo o processo de ensino
                    e de aprendizagem, esta Diretriz significa um grande avanço na caminhada em
                    rede. O sistema de avaliação impacta no modo de pensar na organização da
                    unidade educacional, pois interfere na prática docente e discente de modo a
                    tornar a avaliação um processo significativo, leve e bem estruturado. Aqui os pe-
                    sos das avaliações estão definidos, de acordo com a proposta metodológica,
                    em número absoluto na escala 0 a 30 pontos (1º trimestre) e 0 a 35 pontos (2º e 3º
                    trimestres), bem como determina a quantidade de avaliações por etapa/trimestre,
                    evitando a sobrecarga de avaliações que víamos nos cenários mapeados pelo GT.
                    Para o sucesso na implementação do novo sistema, as unidades devem iniciar um
                    trabalho de mapeamento das alterações a serem realizadas e envolver os respon-
                    sáveis no processo gradativo de novo sistema avaliativo. Em seguida, deverão ser
                    organizadas as etapas de formação da equipe técnica e pedagógica e dos docentes
                    da unidade. Outra etapa significativa é o processo de comunicação com os estu-
                    dantes e as famílias. É importante que eles compreendam que o novo sistema
                    busca contribuir para a formação integral de nossos discentes, colocando a
                    avaliação a favor da aprendizagem e do projeto educativo do Brasil Marista.
                    A unidade pode aproveitar o movimento de implementação da BNCC e seus des-
                    dobramentos (troca de material didático, Sistema Marista de Educação – Anos
                    Finais e Novo Ensino Médio) para efetuar a implementação de todos os segmentos
                    ao novo sistema de avaliação. Ou ainda, dialogar com a coordenação educacional
                    sobre um cronograma de implementação por segmento, iniciando pelos Anos
                    Iniciais e turmas de entrada de segmento (6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano
                    do Ensino Médio) ou pelo Ensino Médio e turmas de entrada de segmento.
                    Cabe destacar que as mostrar propostas como parte do sistema de avaliação
                    corroboram com o trabalho de desenvolvimento das competências e habilidades do
                    século XXI, em sinergia com a BNCC. As mostrar, a partir da perspectiva metodo-
                    lógica de trabalho com projetos e projetos de intervenção social que são advindas
                    das Matrizes Maristas, desmistificam o receio dos educadores de trabalhar com
                    avaliação por rubricas. Ademais, a proposta das mostras consolida a realização de
                    projetos pedagógicos bem estruturados, com o envolvimento de toda a comuni-
                    dade educativa e diferentes áreas de conhecimento por trimestre, para possibilitar
                    que essa característica da rede faça a necessária redução de projetos com pouca
                    intencionalidade pedagógica e pouca articulação com as Matrizes Maristas.
                    É tempo de qualificar os projetos fazendo uma menor quantidade de ações, porém
                    priorizando o trabalho com projetos pedagógicos mais significativos e estru-
                    turados de maneira interdisciplinar.



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