Page 38 - Avaliação da Aprendizagem
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É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
                    das atividades ficará com os professores da área de Linguagens, porém, o envol-
                    vimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra, sobretudo pelo caráter
                    transversal e interdisciplinar que o evento possui.
                    Ao professor líder da atividade, que deverá estar ligado preferencialmente à área
                    de Linguagens, recomenda-se:
                    •   incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
                      Conhecimento, Arte e Cultura;
                    •   articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que
                      facilitem o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
                    •   acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa
                      dos estudantes;
                    •   envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu
                      caráter interdisciplinar. Por exemplo, o time de professores de Ciências
                      Humanas pode auxiliar na compreensão do contexto sociocultural do
                      problema a ser enfrentado;
                    •   contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
                    •   garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
                      materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação
                      em seus trabalhos;
                    A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
                    •   planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
                    •   coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
                      comunidade;
                    •   prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos
                      citar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investi-
                      mentos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
                      Mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
                    •   motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
                      suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.
                    É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos
                    processos, incentivando sempre o protagonismo dos estudantes.

                    3.3 Mostra Marista de Educação Financeira e Empreendedorismo Social
                    Para atenderem aos apelos do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, os gestores
                    e educadores devem buscar novas e criativas formas de educar, evangelizar e
                    defender os direitos humanos, sobretudo o direito das crianças e dos jovens.
                    Na perspectiva de contribuir para a promoção da dignidade humana e para
                    a educação de cidadãos éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvi-
                    mento da sociedade, faz-se necessária a inserção em nossa prática pedagógica de
                    temáticas em acordo com os direitos humanos, os objetivos de desenvolvimento
                    sustentável e a Campanha da Fraternidade.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  37
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