Page 38 - Avaliação da Aprendizagem
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É sugerido que as etapas possuam duração de duas a quatro semanas. A liderança
das atividades ficará com os professores da área de Linguagens, porém, o envol-
vimento de todos os professores irá enriquecer a Mostra, sobretudo pelo caráter
transversal e interdisciplinar que o evento possui.
Ao professor líder da atividade, que deverá estar ligado preferencialmente à área
de Linguagens, recomenda-se:
• incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de
Conhecimento, Arte e Cultura;
• articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que
facilitem o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
• acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa
dos estudantes;
• envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu
caráter interdisciplinar. Por exemplo, o time de professores de Ciências
Humanas pode auxiliar na compreensão do contexto sociocultural do
problema a ser enfrentado;
• contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
• garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia,
materiais de baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação
em seus trabalhos;
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
• planejar e organizar as questões referente às datas de realização do projeto;
• coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a
comunidade;
• prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos
citar: hora extra para os professores que irão orientar os projetos, investi-
mentos em divulgação do evento, custos com a confecção de materiais para a
Mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
• motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o
suporte necessário para o desenvolvimento do trabalho.
É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos
processos, incentivando sempre o protagonismo dos estudantes.
3.3 Mostra Marista de Educação Financeira e Empreendedorismo Social
Para atenderem aos apelos do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, os gestores
e educadores devem buscar novas e criativas formas de educar, evangelizar e
defender os direitos humanos, sobretudo o direito das crianças e dos jovens.
Na perspectiva de contribuir para a promoção da dignidade humana e para
a educação de cidadãos éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvi-
mento da sociedade, faz-se necessária a inserção em nossa prática pedagógica de
temáticas em acordo com os direitos humanos, os objetivos de desenvolvimento
sustentável e a Campanha da Fraternidade.
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