Page 31 - Avaliação da Aprendizagem
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mais diversos tipos de objetos e projetos (HATCH, 2014).
Ao promover a inovação e o maker dentro do processo de ensino e aprendizagem,
estamos contribuindo para a formação integral dos estudantes ao produzir uma
atitude de engajamento diante da transformação da realidade, do desenvolvi-
mento da criatividade e da capacidade de trabalhar com o diverso.
As Escolas e os Colégios Maristas devem sempre buscar novas e criativas formas de
educar, evangelizar e defender os direitos humanos, sobretudo o das crianças e dos
jovens. Nessa perspectiva de contribuir para a promoção da dignidade humana e
construção de cidadãos éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento
da sociedade, faz-se necessária a inserção de temáticas como defesa dos direitos
humanos, objetivos de desenvolvimento sustentável, campanha da fraternidade,
entre outros dentro de nossa prática pedagógica cotidiana.
Em consonância com as Matrizes Maristas de Ciências da Natureza e suas Tecno-
logias, a qual afirma que, independente da pluralidade semântica encontrada
hoje em dia na literatura nacional sobre o ensino de Ciências, almejamos a
formação cidadã de nossos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos
científicos e desdobramentos nas mais diferentes esferas da vida.
A seguir, apresentamos os objetivos e as orientações estruturantes para a realização
da Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e Inovação, que tem por objetivo siste-
matizar a realização de um projeto pedagógico que envolva toda a comunidade
escolar para que conheçam as soluções criadas pelos estudantes para problemas
que poderão ser relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da ONU ou outra temática que dialogue com as Matrizes Maristas.
a) Objetivos:
Construir soluções inovadoras para problemas reais do cotidiano e que se
relacionem com os objetos de conhecimento do campo das Ciências da Natureza
que irão compor a Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e Inovação.
Dentre os objetivos específicos destacamos:
• Desenvolver as habilidades e competências do eixo estruturante de investi-
gação científica no enfrentamento de situações problemas do cotidiano dos
estudantes;
• Desenvolver as habilidades e competências do eixo estruturante contextuali-
zação sócio-histórica e cultural por meio da compreensão das relações entre
ciência, tecnologia e sociedade;
• Desenvolver linguagem científica, tecnológica e a cultura da inovação para
solução dos problemas nos estudantes;
• Compor o processo avaliativo de uma das etapas letivas.
30 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem