Page 29 - Avaliação da Aprendizagem
P. 29

A culminância dos projetos é o ponto alto da experiência estruturada de aprendi-
          zagem proposta pelas mostras, nela os estudantes irão sistematizar todo o conhe-
          cimento construído ao longo do processo. Por meio dessa estratégia pedagógica, o
          estudante pode perpassar por todos os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom,
          perfazendo um caminho que inicia nos estágios mais básicos (entender, lembrar,
          explicar) até os mais avançados (analisar, avaliar criar) (BLOOM, 1972).
          Cabe destacar, no contexto de envio de atividades e avaliações com os estudan-
          tes, que a tradicional Taxonomia dos Processos Educacionais de Benjamin Bloom
          (1956) ainda é um referencial histórico para a compreensão dos posteriores
          impactos nos relatórios da Unesco sobre a educação para o século XXI (1992) e
          posteriores discussões sobre políticas e estudos educacionais em todos os
          sistemas de educação pelo mundo. Nesse contexto, as discussões contemporâneas
          de avaliação da aprendizagem também utilizam a Taxonomia de Bloom revisada
          como marco dos planejamentos, projetos e avaliações pedagógicas, a partir de
          novos estudos sobre capacidades, teorias e processos cognitivos, com formulação de
          complexidade crescente nas operações mentais (Bloom, 1986; Anderson, 1999;
          Krathwohl, 2001, Driscoll, 2000).




                                                 5. Avaliar
                     2. Compre-
                          ender
            1. Recordar


                                            Fonte: Coordenação Educacional/GSE.

          Retomamos, aqui, a mudança de paradigma para a formação integral com base
          nas competências gerais da BNCC, sem deixar de citar a atual concepção das
          nossas Matrizes Maristas. Além dessas competências gerais e das habilidades
          para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, a educação Marista deve promover
          atividades pedagógicas diversas que desenvolvam o protagonismo, a autonomia,
          a criatividade, a boa capacidade de comunicação, a ampliação do repertório cultural,
          a criticidade, a resolução de problemas de investigação, a criação de soluções e,
          assim, garantir a formação integral do estudante para além do conteudismo.
          Diante das novas competências gerais da BNCC, o trabalho com projetos pedagó-
          gicos avança para além das operações mentais do processo cognitivo do Lembrar
          (reproduzir conhecimentos específicos; recordar regras e fatos; citar termino-
          logias sem aplicação; buscar sequências de memorizações; reproduzir abstrações




           28  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34