Page 25 - Avaliação da Aprendizagem
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As recuperações do 1º e do 2º trimestres, como descrito no Quadro de
          composição da nota/recuperação, ocorrerão paralelas ao trimestre subsequente.
          Ademais, a recuperação do 3º trimestre será entendida como recuperação final
          (ou exame final), visto que o sistema avaliativo se dá de forma cumulativa. Então,
          ao final da terceira etapa, o estudante que fizer recuperação e obtiver nota maior
          ou igual a 70% (setenta porcento) da nota distribuída estará automaticamente
          aprovado, descartando a necessidade de uma nova avaliação. Na recuperação
          final serão distribuídos 100 pontos e, para ser considerado aprovado, o estudante
          deverá obter nota maior ou igual a 70 pontos, contabilizando o valor mínimo de
          70% (setenta porcento) dos pontos distribuídos. Ressaltamos que as médias finais
          definidas pelos conselhos educacionais estaduais, as quais variam de 5,0 (cinco)
          a 7,0 (sete), devem ser consideradas nos conselhos de classe. Cabe salientar que o
          calendário escolar deverá prever os períodos em que ocorrerão todas as atividades
          de recuperação.

          Visto as particularidades aqui apresentadas e as especificidades legais previstas,
          não haverá segunda chamada para provas, exames, trabalhos e avaliações em
          qualquer modalidade de recuperação. Em caso de reprovação que gere dúvida,
          após a recuperação final, o educando, se maior, ou seus pais ou responsáveis, terá
          direito a:
          •   pedir revisão dos resultados das provas no prazo de até 3 (três) dias úteis após
             a divulgação;
          •   impetrar recurso junto à Direção do Colégio solicitando a convocação do
             Conselho de Classe para uma nova reavaliação do caso; respeitando sempre
             as regras definidas no regimento escolar e demais observações das secretarias
             estaduais de educação.

























           24  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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