Page 21 - Avaliação da Aprendizagem
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Espera-se com essa divisão que os estudantes da 3ª Série tenham um processo de
          formação acadêmica de excelência, em acordo com suas próprias expectativas.
          É fundamental, nesse momento, que as Unidades transmitam para as famílias e
          para os próprios estudantes a segurança de que o processo formativo Marista, tão
          empenhado em formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, também é capaz de
          contribuir para que esses jovens possam fazer suas escolhas tratando da Educação
          Superior, demonstrando a formação acadêmica necessária para ingressarem nas
          melhores instituições do país, se assim desejarem. Como o Enem e os tradicionais
          vestibulares ainda são as portas de entrada para essa etapa da vida dos estudan-
          tes, é obrigação de nossas escolas garantir a liberdade de escolha para aqueles que
          confiaram a nós seu processo de formação integral.
          Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
          70% dos pontos distribuídos até a final do trimestre em curso, estará em condição
          de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
          avaliativa de recuperação. 5

          2.4 Resumo dos quadros de avaliação

                      QUADRO AVALIATIVO DO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
                                                       Pontuação para
                                       Pontuação para 1ª Etapa
            Código Lyceum  Atividade avaliativa         2ª e 3ª Etapas
                                        (30,0 pontos no total)
                                                      (35,0 pontos no total)
                       Avaliação interdisciplinar,
                       mapa conceitual, relatórios
               AV1     de visitas e experiências,   13,0  15,0
                        ilustrações, atividades
                          entre outros.
                        Avaliação somativa:
               AV2        20% objetiva.     13,0          15,0
                          80% discursiva.
                      Projeto pedagógico (uma ou
                      duas áreas do conhecimento
               AV3    por trimestre). Para as demais   4,0  5,0
                       áreas não contempladas na
                      mostra do trimestre, promover
                      uma avaliação interdisciplinar.








          5   Para as unidades da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.



           20  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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