Page 21 - Avaliação da Aprendizagem
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Espera-se com essa divisão que os estudantes da 3ª Série tenham um processo de
formação acadêmica de excelência, em acordo com suas próprias expectativas.
É fundamental, nesse momento, que as Unidades transmitam para as famílias e
para os próprios estudantes a segurança de que o processo formativo Marista, tão
empenhado em formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, também é capaz de
contribuir para que esses jovens possam fazer suas escolhas tratando da Educação
Superior, demonstrando a formação acadêmica necessária para ingressarem nas
melhores instituições do país, se assim desejarem. Como o Enem e os tradicionais
vestibulares ainda são as portas de entrada para essa etapa da vida dos estudan-
tes, é obrigação de nossas escolas garantir a liberdade de escolha para aqueles que
confiaram a nós seu processo de formação integral.
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
70% dos pontos distribuídos até a final do trimestre em curso, estará em condição
de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
avaliativa de recuperação. 5
2.4 Resumo dos quadros de avaliação
QUADRO AVALIATIVO DO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
Pontuação para
Pontuação para 1ª Etapa
Código Lyceum Atividade avaliativa 2ª e 3ª Etapas
(30,0 pontos no total)
(35,0 pontos no total)
Avaliação interdisciplinar,
mapa conceitual, relatórios
AV1 de visitas e experiências, 13,0 15,0
ilustrações, atividades
entre outros.
Avaliação somativa:
AV2 20% objetiva. 13,0 15,0
80% discursiva.
Projeto pedagógico (uma ou
duas áreas do conhecimento
AV3 por trimestre). Para as demais 4,0 5,0
áreas não contempladas na
mostra do trimestre, promover
uma avaliação interdisciplinar.
5 Para as unidades da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.
20 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem