Page 16 - Avaliação da Aprendizagem
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gestores pedagógicos, todas as avaliações AV2 deverão ser enviadas pelos educa-
                    dores aos respectivos gestores apresentando gabarito para as questões objetivas e
                    discursivas. A formulação do gabarito para as questões discursivas validará se, de
                    fato, o comando da questão atende com excelência a habilidade avaliada.

                    A atividade avaliativa AV3 representa um projeto que dialoga diretamente com
                    o Projeto Político-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão
                    desenvolver em cada uma das etapas letivas. A formatação desses projetos, os
                    seus objetivos e as metodologias serão apresentados nas próximas seções deste
                    documento. A pontuação obtida pelos estudantes em cada projeto valerá para
                    todos os componentes curriculares da área de conhecimento. Com o intuito de
                    garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas
                    pré-estabelecidas pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores
                    Educacionais, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área,
                    acompanhando os processos de elaboração e execução das propostas pedagógicas
                    e dos planos de ação, garantindo com isso a execução das etapas nos prazos
                    pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais
                    para que os estudantes possam de fato desenvolver as habilidades e competências
                    associadas às propostas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana
                    de culminância de cada um dos projetos, as unidades deverão evitar a aplicação
                    provas somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e não prejudicar a
                    qualidade das aulas no período.
                    A ordem das mostras pode ser alterada de acordo com as características locais de
                    cada uma das unidades. A ordem aqui apresentada é uma sugestão de organização.
                    Durante a primeira etapa, as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de
                    Conhecimento, Arte e Cultura. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes para
                    a mostra poderão ser coordenados pelos educadores da Área de Linguagens. No
                    decorrer da segunda etapa, as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de
                    Ciências, Tecnologia e Inovação, que poderá ser coordenada pelos educadores da
                    área de Ciências da Natureza. Na terceira etapa, as Unidades deverão desenvolver
                    a Mostra Marista de Empreendedorismo Social e Educação Financeira.
                    Os trabalhos desenvolvidos nesta mostra poderão ser coordenados pelos
                    professores das áreas de Ciências Humanas e Matemática. Na primeira etapa,
                    o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em (2,0) dois pontos e os
                    outros (2,0) dois pontos serão destinados à avaliação individual dos componentes
                    do grupo. Para a segunda e terceira etapas, serão destinados (2,0) dois pontos para
                    o desempenho coletivo e (3,0) três pontos para a avaliação individual. Espera-se,
                    com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças,
                    estimulando também o protagonismo estudantil em cada um dos participantes.
                    Como sugestão, a temática das mostras poderá estar associada com os Objetivos
                    de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulado pelas Nações Unidas.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  15
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