Page 19 - Avaliação da Aprendizagem
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As atividades AV1 e AV2 têm como objetivo a aplicação de simulados, funda-
mentais para a preparação dos estudantes para o Enem e os demais vestibulares,
seriados ou não. Os simulados representam uma ótima oportunidade para o
levantamento de dados sobre a proficiência dos estudantes perante as habilidades
correlacionadas aos itens. Os simulados poderão ser valorados como AV1 ou AV2.
Essas avaliações em larga escala são elaboradas a partir da Teoria de Resposta ao
Item (TRI), associadas à matriz de habilidades do Enem que possui aderência à
Matriz Marista, o que representa um progresso na elaboração dos instrumentos
avaliativos para o segmento. Com isso, os simulados deixaram de ser focados na
mera memorização, gerando agora dados de proficiência em habilidades espe-
cíficas, o que favorece a análise da progressão dos estudantes em sua curva de
aprendizagem. Além dos simulados, poderão ser desenvolvidas atividades inter-
disciplinares, a partir de questões discursivas ou objetivas, ou ainda, a realização
de provas por área de conhecimento.
A atividade avaliativa AV3 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
processo educacional. A atividade deverá apresentar 60% de questões objetivas
e 40% de questões discursivas. Para as disciplinas com uma aula por semana, a
atividade AV3 não deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a
uma ou mais atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema
neste campo. Para facilitar a somatória no caso de mais de uma atividade ava-
liativa, o professor poderá utilizar questões modelo Enem, processos seletivos
locais, entre outros. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumen-
tos avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações AV3 deverão ser
enviadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando gabarito para
as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a
habilidade avaliada.
A atividade avaliativa AV4 representa o projeto político-pedagógico-pastoral que
as unidades deverão desenvolver em cada uma das etapas letivas. A pontuação
obtida pelos estudantes em cada projeto poderá valer para todos os componentes
da área de conhecimento. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos pro-
cessos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes,
é fundamental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos Coordena-
dores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando os processos de
elaboração e execução das propostas pedagógicas e dos planos de ação, garantindo
com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos e a qualidade do
trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam
de fato desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas
18 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem