Page 19 - Avaliação da Aprendizagem
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As atividades AV1 e AV2 têm como objetivo a aplicação de simulados, funda-
          mentais para a preparação dos estudantes para o Enem e os demais vestibulares,
          seriados ou não. Os simulados representam uma ótima oportunidade para o
          levantamento de dados sobre a proficiência dos estudantes perante as habilidades
          correlacionadas aos itens. Os simulados poderão ser valorados como AV1 ou AV2.
          Essas avaliações em larga escala são elaboradas a partir da Teoria de Resposta ao
          Item (TRI), associadas à matriz de habilidades do Enem que possui aderência à
          Matriz Marista, o que representa um progresso na elaboração dos instrumentos
          avaliativos para o segmento. Com isso, os simulados deixaram de ser focados na
          mera memorização, gerando agora dados de proficiência em habilidades espe-
          cíficas, o que favorece a análise da progressão dos estudantes em sua curva de
          aprendizagem. Além dos simulados, poderão ser desenvolvidas atividades inter-
          disciplinares, a partir de questões discursivas ou objetivas, ou ainda, a realização
          de provas por área de conhecimento.
          A atividade avaliativa AV3 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
          como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
          processo educacional. A atividade deverá apresentar 60% de questões objetivas
          e 40% de questões discursivas. Para as disciplinas com uma aula por semana, a
          atividade AV3 não deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a
          uma ou mais atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema
          neste campo. Para facilitar a somatória no caso de mais de uma atividade ava-
          liativa, o professor poderá utilizar questões modelo Enem, processos seletivos
          locais, entre outros. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumen-
          tos avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações AV3 deverão ser
          enviadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando gabarito para
          as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
          discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a
          habilidade avaliada.
          A atividade avaliativa AV4 representa o projeto político-pedagógico-pastoral que
          as unidades deverão desenvolver em cada uma das etapas letivas. A pontuação
          obtida pelos estudantes em cada projeto poderá valer para todos os componentes
          da área de conhecimento. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos pro-
          cessos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes,
          é fundamental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos Coordena-
          dores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando os processos de
          elaboração e execução das propostas pedagógicas e dos planos de ação, garantindo
          com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos e a qualidade do
          trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam
          de fato desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas



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